SENGE-RJ participa do XXXII ENTFU

Principal ponto de discussão dos trabalhadores de FURNAS foi a pauta de reivindicações

Foi realizado no último fim de semana de fevereiro o XXXII Encontro Nacional dos Trabalhadores de FURNAS (ENTFU). O evento contou com a participação de cerca de 40 trabalhadores. O diretor do SENGE-RJ Miguel Sampaio e o representante sindical Galvani Cavalcanti estiveram presentes.

O principal momento do encontro foi o fechamento da proposta da pauta específica de reivindicações para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho em 2015. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou, na manhã de sábado, uma análise de conjuntura do país antes da discussão da pauta.

Na sexta, foram realizadas duas palestras. Aristides Leite França e Victor Albano da Silva Esteves falaram sobre a migração do plano de saúde e previsões para a Fundação Real Grandeza. Já Francisco Alonso Rabelo Vieira apresentou o planejamento e as ações de RH para 2015.

Segundo o diretor do SENGE-RJ Miguel Sampaio, o ponto negativo do ENTFU foram justamente as palestras.

“Elas ficaram aquém do esperado. Muitas dúvidas dos trabalhadores não ficaram esclarecidas e nada de concreto foi apresentado. O que ficou claro mesmo, com as reclamações dos empregados que trabalham em área de risco, é que a empresa tem deixado a desejar em relação às normas de “segurança do trabalho”. Os CSC (Centro de Serviço Compartilhado) funcionam precáriamente e não atendem às necessidades dos serviços, nas áreas de exposição ao risco. Certamente a precarização do trabalho, que leva ao aumento de acidentes de trabalho e tão evidente nas empresas privadas, começou também em FURNAS , afirmou.

O XXXII ENTFU foi realizado entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março, em Foz do Iguaçu.