SENGE-RJ realiza Encontro Estadual pré-CONSENGE

Foram realizados debates com o foco em um projeto de nação para o país

 

 

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) realizou, nos dias 21, 27, 28 e 29 de maio, o Encontro Estadual preparatório para o 10º Congresso Nacional dos Sindicatos de Engenheiros (CONSENGE). O estado volta a ser o anfitrião 20 anos depois do 2º congresso, realizado em 1993. No evento, foram eleitos 43 delegados, que participarão do encontro nacional representando o SENGE-RJ.

Foram realizadas palestras sobre o tema central do CONSENGE, Um projeto de Nação para o Brasil, além dos subtemas: Energia e desenvolvimento; e Infraestrutura de Transporte e Telecomunicações e Projetos de inclusão sindical e formação política.

Participaram como palestrantes o ex-presidente do SENGE-RJ, Sérgio Almeida, o mestre em políticas públicas e professor da UERJ, Rafael Bastos, o geólogo, ex-diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL/UFRJ, Nivaldi José de Castro, o Engenheiro Civil, Presidente da Academia Nacional de Engenharia, Paulo Vivacqua, e o
mestre em educação e doutor em políticas públicas e formação humana, Helder Molina. O presidente do SENGE-RJ Olimpio Alves dos Santos mediou os debates.

OS DEBATES

No dia 21, foi realizada uma atividade preparatória, com o tema central do 10º CONSENGE: Um projeto de Nação para o Brasil. O presidente do SENGE-RJ Olímpio Alves dos Santos destacou a importância do debate sobre questões políticas, conjunturais e estruturais.

Sergio Almeida, ex-presidente do SENGE-RJ, afirmou que a análise de conjuntura política é algo difícil de fazer, mas é necessária. “Ela nos permite tomar decisões para prosseguir em nossa luta política”, avaliou. Em sua palestra, Almeida analisou a distribuição de poder na sociedade brasileira. Avaliou os resultados dos governos Lula e Dilma.

O mestre em políticas públicas e professor da UERJ, Rafael Bastos, abordou o tema central do evento: um projeto político de nação. Ele buscou localizar a engenharia no contexto de desenvolvimento, no Brasil e no mundo.

No dia 27, o tema principal foi Energia e desenvolvimento. O instigante debate discutiu um projeto estratégico para o setor energético do país, com ênfase em energia elétrica, petróleo e gás.

Durante sua palestra, o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL, Nivaldi José de Castro, constatou que “o Brasil não tem uma política energética”. Ele questionou “qual a política energética que o Brasil quer?”.  O ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, destacou que “quando falamos de projeto de nação, estamos falando de estratégia”.

Na noite do dia 28, o tema foi Infraestrutura de Transporte e Telecomunicações. O debate foi conduzido pelo presidente da Academia Nacional de Engenharia, Paulo Vivacqua.

Durante o evento, Vivacqua destacou “que o pensamento do engenheiro deve estar focado em seu continente. Ele tem que olhar o Brasil como algo que é dele e atuar em benefício da sociedade”.

No último dia (29), o mestre em educação e doutor em políticas públicas, Helder Molina, conduziu o debate sobre projetos de inclusão sindical e formação política. O professor destacou que é a ação coletiva que muda o mundo. Ele avaliou que, hoje, o movimento social se burocratizou e destacou que é fundamental que os dirigentes fortaleçam o contato com a base. Molina valorizou a importância da formação para que o movimento sindical possa avançar. “Não é possível entender o imediato, se não entendermos os processos históricos”, concluiu.

 

NOTA

HOMENAGEM

SENGE-RJ homenageou Rubens Paiva

O Encontro Estadual do SENGE-RJ preparatório para o 10º CONSENGE homenageou o engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido em 1971. Ele foi torturado e morto em dependências militares, no Rio.

CONSENGE

Rio sediará o 10º Congresso Nacional de Engenheiros

Esta é a segunda vez que o estado recebe o encontro, a primeira foi em 1993

O Rio de Janeiro será sede do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (CONSENGE), entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014. O Congresso organizado pela Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (FISENGE), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados.

Com o tema “Um projeto de nação para o Brasil”, o 10º CONSENGE debaterá dois temas centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho. A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro. A primeira aconteceu na consolidação da FISENGE durante o 2º CONSENGE, em 1993.

O presidente do SENGE-RJ, Olímpio Alves destacou que o Congresso promove a discussão entre os engenheiros com o objetivo de definir, para o próximo triênio, as ações da FISENGE e dos SENGEs filiados no campo sindical, nas áreas de política tecnológica, ensino da engenharia.

“A participação da classe e da sociedade é fundamental para a plenitude do evento. O Congresso debate sobre o papel da engenharia nos grandes temas nacionais, acompanha o desenvolvimento do Estado e valoriza os profissionais através da capacitação oferecida pelo sindicato”, avalia Olimpio.

SOBRE O CONSENGE

O Congresso debate e traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social. Realizado de três em três anos, o CONSENGE é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados e, também, nos fóruns regionais e internacionais dos quais a FISENGE participa, orientando o papel da federação nos temas sociais de interesse nacional.

Delegação do SENGE-RJ para o

10º CONSENGE

Nome

1

Agamenon Oliveira

2

Alcebíades Fonseca

3

Antônio Carlos Soares Pereira

4

Antônio Gérson

5

Claudio C. N. de Oliveira

6

Clayton Vabo

7

Cleude Pereira da Silva

8

Clovis F. Nascimento Filho

9

Cristina da Silva Egypto

10

Fábio de Jesus

11

Fernando de Carvalho Turino

12

Flavio Ramos

13

Gunter Angelkorte

14

Herminio de Aguiar Caldeira

15

João André da Silva

16

Jorge Antônio da Silva

17

Jorge Mendes

18

José Amaro B. Lima

19

Jose Leonel Rocha Lima

20

José Stelberto Porto Soares

21

Ligia Pessoa de Azevedo

22

Livio de Almeida

23

Luiz Antônio Cosenza

24

Lusia Maria de Oliveira

25

Marco A. Barbosa

26

Maria José Salles

27

Maria Virginia

28

Miguel A. F Y Fernandez

29

Miguel Sampaio

30

Nei Rodrigues Beserra

31

Olimpio A dos Santos

32

Paulo Granja

33

Pedro de Souza Moreira

34

Pedro Luiz Costa Mendonça

35

Pedro Paulo Thobias F. Santos

36

Ralderes Bonifácio Costa

37

Roberto Ricardo de A Goes

38

Rubem Corveto

39

Sergio B de Almeida

40

Sônia C Rodrigues

41

Uiara Martins de Carvalho

42

Vera Bacelar

43

Victor Marchesini Ferreira

 

Pular para o conteúdo