No dia 29 de agosto, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) foi homenageado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em solenidade alusiva ao Dia Nacional da Habitação. A iniciativa, proposta pela vereadora Thais Ferreira (PSOL), reconheceu a atuação histórica do Senge RJ nas políticas e ações sociais em defesa da moradia popular no Rio de Janeiro.
Representando o sindicato na solenidade, o diretor Douglas Fortunato destacou que o reconhecimento consolida a transição do Senge RJ de um sindicato de categoria tradicional para um sindicato de classe:
“Essa validação fortalece politicamente a categoria, demonstrando que o conhecimento técnico da engenharia é uma ferramenta poderosa para a transformação social e a construção de um projeto de país mais justo. Amplia o sentido social da profissão, mostrando que o engenheiro e a engenheira podem e devem colocar sua expertise a serviço das necessidades do povo, para além do mercado tradicional. Por fim, fortalece a legitimidade e a relevância do próprio Senge, posicionando-o como uma instituição crucial na ponte entre o saber técnico e as demandas populares”, declarou.
Atuação histórica
A moção é fruto direto do trabalho que o sindicato vem realizando nos últimos anos ao lado dos movimentos por moradia. Em 2018, o Senge RJ prestou suporte técnico à Ocupação Povo Sem Medo, na Pavuna, em parceria com as Brigadas Populares, auxiliando em ações fundamentais para a manutenção e viabilidade do espaço.
“O reconhecimento não é casual; é resultado de um trabalho contínuo que transforma apoio solidário em projetos concretos de habitação, dando materialidade à luta por moradia e demonstrando, na prática, o compromisso do Senge com a justiça social”, apontou Douglas Fortunato.
Em 2025, o sindicato deu um passo adiante em sua atuação direta pela moradia digna ao apoiar a Ocupação Povo Maravilha, do MTST, na Gamboa. Além do suporte imediato, o Senge RJ foi protagonista na elaboração de um plano de viabilidade técnica para a construção de um empreendimento habitacional no local. O projeto será inscrito no edital do Minha Casa, Minha Vida Entidades.