Senge RJ, Sinsafispro-RJ e Senge VR dão início à negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ)

Primeira reunião acordou procedimentos a serem observados no processo e debateu o reajuste salarial de 5,5% proposto pelo conselho profissional

Aconteceu no último dia 05/06 a primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo 2024 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ). Representantes do RH da empresa e lideranças sindicais do Senge RJ, Sinsafispro-RJ e Senge VR deram os primeiros passos na organização dos trabalhos, conheceram a proposta do conselho e iniciaram a negociação da terceira cláusula do ACT proposto, sobre o índice de reposição salarial de 5,5%.

Segundo o Crea RJ, limitações orçamentárias, bem como uma reforma na área impedem a elevação do índice, mas sinalizou a possibilidade de compensação por meio de benefícios como previdência complementar e vale-alimentação.

Leia abaixo o boletim na íntegra.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Conselho Regional De Engenharia E Agronomia Do Rio De Janeiro

Vigência: 2024/2025

Data da ocorrência: 18/06/2024

Ocorrência: Informe do Senge_RJ

INFORMES DA PRIMEIRA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO COM CREA-RJ

No dia 05/06/2024 aconteceu a primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo 2024 do CREA-RJ com a INTERSINDICAL (Sinsafispro, Senge-RJ, Senge-VR) e representantes do RH do CREA-RJ. Os representantes sindicais do SENGE-RJ, Cleude Pereira e Jorge Antônio, solicitaram que o processo de negociação fosse formalizado e que o CREA-RJ indicasse seus representantes na Comissão de Negociação. E que as reuniões sejam convocadas por e-mail para todos os participantes, já que a realizada no dia 05 de junho, tida pelo Conselho como a primeira reunião de negociação, não contou com a presença de todos os representantes das entidades dos trabalhadores. Foi pedido que  se elabore atas das reuniões a fim de haver total transparência neste processo negocial.

A Gerente de Recursos Humanos do CREA-RJ, Suzana Soares, apresentou uma tabela com as cláusulas da proposta de Acordo e informou o posicionamento inicial do Conselho em relação aos pontos apresentados. Foi ressaltada a importância do CREA-RJ encaminhar formalmente, através de e-mail, sua proposta para ser apreciada nos fóruns dos servidores da Intersindical, de forma a obter um posicionamento a partir da resposta do Conselho.

Em seguida, os representantes sindicais perguntaram sobre o índice de reposição salarial de 5,5% (cláusula 3ª do ACT) e se o mesmo não poderia ser maior. Os representantes do CREA-RJ falaram sobre a limitação orçamentária e a reformulação no orçamento, que impediriam tal aumento. Afirmaram  que o presidente do CREA-RJ ainda está analisando a situação e que há um compromisso político de quitar as perdas assim que estudarem o orçamento para poder zerar as perdas salariais dos funcionários. Observaram que o índice 5,5% pode ser pouco, mas que outros benefícios podem compensar como, por exemplo, uma previdência complementar ou vale-alimentação.

Os representantes sindicais propuseram para as reuniões de negociação a elaboração de atas, listas de presença nas reuniões, atualização da planilha apresentada, com a contraproposta do CREA para que a Comissão de Negociação encaminhe à assembleia e retorne com a posição deliberada;  e o agendamento de nova reunião de negociação.

Os representantes do CREA concordaram e informaram que assim que a planilha ficar pronta, será comunicado à Intersindical.