Sinaenco quer discutir reajuste apenas em janeiro de 2021

A representação patronal não avançou na contraproposta, que não inclui correção dos salários, mantendo apenas as cláusulas sociais.

Negociação Coletiva: Senge RJ x SINAENCO-RJ – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva

Vigência: 2020/2021

Data da ocorrência: 16/09/2020

Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

No dia 16 de setembro, Sintcon, Senge RJ e Sarj realizaram a segunda rodada de negociação com o Sinaenco com vistas à discussão da CCT 2020-2021, que abrangerá os empregados das empresas do setor de engenharia e arquitetura consultiva do estado do Rio de Janeiro, cuja pauta de reivindicações foi entregue em julho, após ampla consulta online junto aos trabalhadores.

Após rejeição, em mesa de negociação, da primeira contraproposta apresentada pelo Sinaenco para celebração de nova CCT (reajuste zero de salários e benefícios, manutenção das cláusulas sociais e discussão de reajuste apenas em janeiro de 2021), as negociações foram suspensas para que, em assembleia do Sinaenco, as empresas por ele representadas pudessem discutir nova contraproposta à pauta de reivindicações dos trabalhadores. Não houve avanços, contudo, com relação ao conteúdo da primeira reunião. O Sinaenco alega impossibilidade de revisão da proposta, em virtude das dificuldades impostas pela crise decorrente da pandemia de Covid-19, com impacto sobre empresas e emprego.

É importante notar que o compromisso assumido de discutir reajuste em janeiro de 2021 não significa, segundo palavras do próprio Sinaenco, conceder efetivamente algum reajuste nessa data e muito menos garantir sua retroatividade. Até o momento, a única sinalização positiva com relação a janeiro é a possibilidade de reajuste de pisos naquela data, ainda que não dos salários base.

Os sindicatos solicitaram formalização da proposta por parte do Sinaenco, de modo que ela possa ser discutida e apreciada em assembleia.

A atual CCT está prorrogada até dezembro de 2020.

Mantenha seu cadastro atualizado e fique atento a novas informações.

Senge RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.