Sindicato pede o pagamento de diferenças salariais

A ação que o Senge-RJ move contra a Eletronuclear está em execução

A ação que o Senge-RJ move contra a Eletronuclear está em fase de execução. Segundo a advogada do sindicato, Daniele Gabrich Gueiros, o Senge-RJ requereu que a empresa “incorporasse aos salários a diferença de 26,05%”, referente ao não-pagamento da Unidade de Referência de Preço (URP), em fevereiro de 1989. A URP foi uma medida criada em 1897 por Bresser Pereira, e reajutaria preços e salários com o objetivo de conter a inflação. O Juíz da 29ª Vara do Trabalho aceitou o pedido do sindicato e determinou que a empresa fizesse esta incorporação.

O Senge-RJ requereu também que, além dos 245 engenheiros inicialmente listados na ação, também fossem considerados todos os representados pelo sindicato que trabalharam no período, ainda na época da Nuclen. Em 1997, a empresa foi adicionada ao grupo Eletrobras.

Além disso, a advogada também explica que “a empresa foi notificada por diversas vezes para trazer aos autos a documentação completa dos engenheiros”. No entanto, como essa lista não foi entregue, o Senge-RJ pediu a realização de uma perícia contábil. Um perito foi nomeado no dia 08 de outubro.