Sindicatos convocam plenária da EPE

A reunião será informativa e tratará da proposta da empresa para o Acordo Coletivo

Será realizada nesta segunda-feira (01), às 12h30, a plenária informativa sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Na reunião, os sindicatos apresentarão o acompanhamento da negociação coletiva.

Durante a 2ª rodada de negociação, a EPE não apresentou nenhuma novidade: manteve a proposta da 1ª rodada, oferecendo reajuste de 5,1% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Reivindicações
Os sindicatos reforçaram a importância de garantir, pelo menos, mais 1,5% de ganho real, isto é, um ganho acima da inflação, acompanhando os valores conquistados pelos trabalhadores do setor elétrico.

Para manter as mesmas condições garantidas na negociação do setor elétrico, os sindicatos reivindicam quatro cartelas do tíquete refeição/alimentação, a título de compensação indenizatória. Eles pedem também alteração do valor do tíquete para R$ 28,00 em 23 unidades por mês, totalizando R$ 644. Além disso, reforçaram a necessidade de reajuste de 5,1% no valor do auxílio creche, como forma de atualizar os valores reduzidos pela inflação no último ano.

Argumentação
A empresa afirmou que o valor do auxílio creche, R$ 790,00, já é maior que o praticado no setor elétrico. No entanto, os sindicatos lembraram que, além do auxílio creche no valor de R$ 589,14, os trabalhadores da Eletrobras contam com o auxílio educação de R$ 391,80, totalizando mais de R$ 980 em benefícios.

Na 1ª rodada, a EPE havia oferecido apenas o reajuste de 5,1% referente ao IPCA nas cláusulas relativas ao salário, auxílio refeição, plano de saúde e auxílio creche.

A plenária será realizada na sede do Conselho Regional de Economia (Corecon-RJ), na Avenida Rio Branco, 109, 16º andar.