Sindicatos dos trabalhadores da Eletrobras conquistam mais tempo para negociação

Prorrogação do ACT vigente, acordado na última reunião, permitirá debates mais profundos sobre os diversos temas importantes ainda sem consenso

A segunda reunião dos sindicatos que representam as trabalhadoras e trabalhadores da Eletrobras com a empresa, sob a mediação do Tribunal Superior do Trabalho, terminou com uma vitória importante: o processo de negociação ganhou tempo.

Com a aproximação do encerramento da validade do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 os trabalhadores seguiam se organizando e dialogando com a faca no pescoço. Com temas fundamentais para a garantia da dignidade dos trabalhadores ainda em aberto, a incerteza sobre o que aconteceria entre o término de um ACT e a assinatura do acordo da atual data-base era, dia após dia, uma preocupação crescente.

A prorrogação do ACT vigente até 31 de agosto foi, segundo a categoria, uma demonstração da empresa de que está apostando na conciliação. “É uma demonstração de que vale a pena continuar perseguindo as melhorias. Este prazo é sinal de valorização e respeito por aquelas pessoas que constroem a grande Eletrobras”, destaca o último boletim do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE.

Os próximos encontros entre representantes dos trabalhadores e a empresa devem debater pautas importantes para os funcionários, para a empresa e para a garantia do cumprimento da missão da Eletrobras de iluminar o país com qualidade e segurança.

A participação da comissão formada com os sindicatos na melhoria e aperfeiçoamento dos planos de saúde; a manutenção dos empregos, sem demissões em massa, com o objetivo de evitar maior sobrecarga de trabalho que a já percebida pelos trabalhadores em trabalhos com horas extras, em fins de semana, diferentes turnos, ou mesmo nas férias; a não anuência com qualquer redação que possa resultar em interpretação jurídica passível de ser utilizada para viabilizar redução salarial ou acordos individuais de trabalho e a não migração para uma desconhecida nova arquitetura salarial estão entre os pontos que precisam avançar nas mesas de negociação.

As entidades sindicais solicitaram uma agenda de reuniões ainda em julho para construir esses entendimentos e aguardam resposta da empresa.

Clique aqui para ler o último boletim do CNE na íntegra.