Sindicatos negociam reajuste de tíquete refeição

Processo estava parado desde 4 de maio, quando houve a primeira reunião com a empresa

No dia 12 de agosto, representantes do SENGE-RJ, do SINTERGIA e da CET-Rio se reuniram para negociar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016. A reunião foi solicitada no dia 5 de agosto pelo SENGE-RJ através de ofício, uma vez que o processo estava paralisado havia três meses.

O maior impasse da negociação se refere ao reajuste do tíquete alimentação, que a empresa quer manter no valor atual de R$ 12,00 por dia. Os representantes dos trabalhadores pedem que o benefício aumente para R$ 20,00. Houve consenso em torno do reajuste de 7,9%, seguindo o IPCAe (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) acumulado do período de 1 de abril de 2014 a 31 de março de 2015. O índice incidirá sobre todas as cláusulas financeiras do ACT, como, por exemplo, o Auxílio-Creche.

Além das cláusulas econômicas, as categorias reivindicam que a empresa realize as promoções horizontais previstas no PCCS desde o ACT de 2012, concedendo uma faixa salarial aos trabalhadores que tiveram resultado Bom, Muito Bom ou Excelente na avaliação de desempenho realizada em 2014. Da mesma forma, os trabalhadores também pedem que a partir de julho de 2015 haja promoção por tempo de serviço referente a 2014 para aqueles que não obtiveram o resultado Bom, Muito Bom ou Excelente na avaliação de desempenho daquele ano, com a concessão de uma faixa salarial, também. Além disso, reivindicam as promoções horizontais decorrentes da avaliação de desempenho realizada em 2015, também retroagindo a julho desse ano. A CET-Rio ainda não se posicionou em relação a essas demandas, que as categorias entendem ser muito importantes.

Os representantes do SENGE-RJ e do SINTERGIA, que vêm negociando em conjunto, estão pressionando a direção da empresa para que ela dê prosseguimento às negociações.