Sindicatos solicitam mesa redonda com a DRT

Ofício pede mediação da Delegacia Regional do Trabalho na negociação

Os cinco sindicatos que representam os trabalhadores da Emater-Rio enviaram um ofício pedindo a mediação da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) na negociação coletiva.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) assinou o ofício, junto com os sindicatos dos médicos veterinários, dos técnicos agrícolas, dos administradores e das secretárias.

Presidente da Alerj apoia da trabalhadores

Segundo boletim enviado pela Associação de Funcionários da Emater-Rio (Aferj), o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), o deputado Paulo Melo, recebeu diretores da Aferj para a entrega do “Relatório de Ações e Resultados da Emater”. O encontro aconteceu no dia 28 de agosto.

Ainda segundo o boletim, “o relatório aborda os recursos financeiros e materiais que a Emater-Rio injeta no Estado do Rio de Janeiro, através de suas ações, tais como o Crédito Rural, o Crédito Fundiário, os Convênios com as Prefeituras, os Convênios com o MDA, os recursos do Rio Rural, através do Banco Mundial e outros, justificando-se assim, tecnicamente, a importância do serviço de extensão para a economia do Estado.”

De acordo com o documento, o deputado ligou para o governador para agendar uma reunião para debater a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Representantes da entidade aguardam novos contatos e uma proposta concreta do governo.

Há três meses, os funcionários da Emater-Rio estão paralisados na luta pelo PCS. Desde o dia 18 de junho, os trabalhadores não estão repassando os relatórios das pesquisas para o Governo do Estado. A decisão foi tomada em assembleia que reuniu 167 associados. A paralisação foi aprovada por unanimidade.

De acordo com presidente da Associação de Funcionários da Emater-Rio (Aferj), Hélio Martins dos Santos, o PCS é a principal reivindicação dos trabalhadores. “Há dois anos que ele vem sendo prometido e é só promessa”, diz Hélio.