Soberania alimentar: repartir a terra, alimentar o país

João Pedro Stédile falará sobre a soberania alimentar, o direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, respeitando as culturas locais e o meio ambiente

𝑺𝑶𝑩𝑬𝑹𝑨𝑵𝑰𝑨 𝑬𝑴 𝑫𝑬𝑩𝑨𝑻𝑬

️️🔸Soberania alimentar: repartir a terra, alimentar o país

🕓Quinta-feira, 16 de outubro – 16h

Acabar com a fome de todos os brasileiros sempre foi meta do Presidente Lula e, no atual governo, mais uma vez, ele tirou o país do mapa da fome. A definição de soberania alimentar se refere ao direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, respeitando as culturas locais e o meio ambiente.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra pratica essa teoria com êxito. A produção do seu premiado arroz orgânico é um exemplo irrefutável. E também se destaca em outros cultivos orgânicos, como sementes, verduras e feijão. As cozinhas solidárias do MST foram essenciais para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, produzindo e distribuindo milhares de refeições diárias.

Por outro lado, o movimento conseguiu se recuperar das mesmas enchentes e celebrar uma safra recorde de 14 mil toneladas de arroz agroecológico.
Assim, poucos têm a autoridade de João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST, para tratar do tema. Ele é o convidado da semana no Soberania em Debate.

🔴A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: https://www.youtube.com/live/4Wo_Fh-Zoj0 em parceria com o Canal do Conde e pela Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.

𝑫𝒆𝒃𝒂𝒕𝒆𝒅𝒐𝒓:
🔸️João Pedro Stédile – Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Em 1984, Stédile foi um dos líderes na fundação do MST, atuando desde então como um dos principais articuladores e estrategistas do movimento. Em 2025, representou o Conselho Popular do Brics na Cúpula de Líderes do bloco, onde defendeu a soberania dos povos e a necessidade de combater o capitalismo global.

𝑬𝒏𝒕𝒓𝒆𝒗𝒊𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂 :
🔸Beth Costa – Jornalista


🔸Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919
🔸Arte e redes sociais – Ana Terra
🔸Redação – Rodrigo Mariano
🔸Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Ir para o conteúdo