Tendler conversa sobre política e cinema no Senge

O sindicato tem a proposta de produzir um documentário sobre as privatizações no Rio

O cineasta Silvio Tendler esteve nesta quinta-feira (17) no Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), atendendo a um convite especial da diretoria. Em pauta, a proposta de realizar um documentário sobre o processo de privatizações no Brasil, suas consequências para o desenvolvimento nacional e reflexos na vida das cidades e dos cidadãos.

“Nossa ideia é resgatar a história das privatizações no estado do Rio de Janeiro, sem, no entanto, deixar de abordar o que aconteceu, na história recente, em todo o país”, esclareceu o diretor Antônio Gerson, já com um pré-roteiro em mãos a ser encaminhado para avaliação do conjunto da diretoria com o objetivo de dar início às primeiras pesquisas.

Ainda em fase preliminar, sem contratos ou definições das produtoras e diretores que estarão à frente desta ideia que o Senge-RJ acalenta há anos, em meio a uma agradável conversa sobre cinema e política, uma afirmação de Silvio Tendler entusiasmou a todos: “É o filme que todo o cineasta de esquerda que pensa o Brasil gostaria de fazer”, disse o cineasta, que desde 1981 criou a Caliban Produções Cinematograficas Ltda., produtora voltada para documentários de resgates da memória brasileira.

Formado em História pela Universidade de Paris VII, com mestrado em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne e especialização em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet, também na Sorbonne, Silvio Tendler possui um invejável acervo particular de imagens do Brasil e do mundo nos últimos 50 anos. É dele a marca das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro: “O Mundo Mágico dos Trapalhões” (1 milhão e 800 mil espectadores), “Jango” (1 milhão de espectadores) e “Anos JK” (800 mil espectadores).

Em 2011, estreou quatro produções: “O Veneno Está Na Mesa” (50 min), documentário que alerta sobre os riscos dos agrotóxicos na alimentação, disponível no Youtube; “Matzeiva Juliano Mer-Khamis” (5 min), uma lápide eletrônica em homenagem ao ator anticonformista e pacifista libertário, que pagou com a vida por sua luta por direitos iguais para palestinos e judeus. Também no Youtube; “Tancredo, a Travessia”, longa que mostra a trajetória de Tancredo Neves (1910-1985) e compõe trilogia com os já lançados “Jango” e “Anos JK” e “Giap, Memórias Centenárias da Resistência” (17 min), uma homenagem ao centenário do general Vo Nguyan Giap.

A expectativa é que outros encontros aconteçam, que os fóruns de discussão se ampliem e que outros parceiros somem forças para que o projeto venha amadurecer e se consolidar ainda em 2013.