Termina a paralisação dos funcionários da INB

Nova diretoria pediu até 30 dias para analisar as propostas do Acordo Coletivo

Funcionários da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) voltaram às suas atividades nesta terça-feira (02/04) após 24h de greve. A paralisação se iniciou pela falta da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com vigência 2012/2013. A greve foi aderida por todos os colaboradores da unidade de Resende, permanecendo em suas funções apenas os trabalhadores de serviços essenciais das áreas de produção e administração. Alguns funcionários das unidades de Caetité (BA), Poços de Caldas (MG) e Buena (RJ) também aderiram a paralisação.

A greve terminou diante da proposta da nova diretoria que alegou ser necessário 30 dias, a contar do do fim da paralisação, para analisar as reivindicações do ACT. Após assembleia, realizada na portaria da empresa, os 400 funcionários que participaram do ato, votaram por suspender a greve.

De acordo com o Fábio Noronha de Salles, diretor da Delegacia Regional de Resende, “os grevistas ficaram divididos quanto à votação do término da greve devido à demora do acordo que foi entregue em outubro do ano passado . Mesmo que os sindicatos se antecipassem na entrega da documentação, não houve resposta da antiga diretoria às reivindicações. Como essa diretoria tomou posse na sexta-feira (29/03), os trabalhadores deram um voto de confiança, agindo com boa vontade e espírito democrático até mesmo porque é preciso observar como eles vão resolver essa situação”.

“Em resultado apertado, que refletiu o grau de insatisfação reinante, prevaleceu a boa vontade e o espírito democrático dos trabalhadores, que decidiram pelo o retorno ao trabalho, mantido o estado de greve até a análise da proposta”, conta o diretor.

As solicitações dos funcionários são: revisão do índice de reajuste salarial, que garanta aos empregados um ganho real; concessão do vale alimentação e ampliação do número de representantes sindicais de sete para nove.