Com mediação do TST, trabalhadores da Eletrobras no Rio suspendem estado de greve

Em audiência de mais de 13 horas no Tribunal Superior do Trabalho, a Eletrobras se comprometeu a encaminhar nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026, considerando os problemas apresentados pelos sindicatos

Seguindo a orientação do ministro relator Mauricio Godinho Delgado, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras aprovaram, em assembleia na manhã desta sexta-feira (14), a suspensão do estado de greve deflagrado na última segunda-feira (10).

O retorno dos funcionários ao trabalho era também a orientação dos sindicatos, que entenderam que, com a reabertura das negociações com a mediação do Tribunal Superior do Trabalho – TST, o movimento avançou.

Embora a audiência convocada pelo TST não tenha sido de negociação entre as partes, os entraves para um acordo foram apresentados e a Eletrobras se comprometeu com o envio de uma nova proposta excluindo cláusulas e modificando partes sensíveis do texto.

Entre os avanços relatados pelas lideranças sindicais aos trabalhadores estão recuos da empresa no que diz respeito às propostas absurdas sobre demissões em massa, suspensão de normas de saúde, participação sindical e reduções salariais. Também houve avanços em questões relacionadas aos planos de saúde e reajustes salariais.

A nova proposta da empresa deverá ser encaminhada aos sindicatos no início da próxima semana. Após avaliação dos sindicatos e seus setores jurídicos, nova assembleia será marcada para debate com os funcionários para definir o que será levado para as próximas rodadas de negociação.

Saiba mais sobre o histórico da primeira negociação coletiva pós-privatização da Eletrobras clicando aqui.

Rodrigo Mariano/Senge RJ | Foto: Agência Brasil