Trabalhadores da EPE apresentam contraproposta

Proposta de ACT apresentada pela empresa foi rejeitada em assembleia no dia 1º

Os empregados da EPE, reunidos em assembleia no dia 1º de outubro, rejeitaram a proposta da empresa relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015-2016. Na última rodada de negociação, realizada no dia 23 de setembro, a empresa propôs reajuste salarial e de benefícios de apenas 2%, além de negar diversas cláusulas não econômicas defendidas pela categoria. A contra-proposta dos empregados já foi encaminhada à empresa.

Na contra-proposta, os trabalhadores da EPE pedem reajuste salarial de 8,17%, retroativo a maio de 2015, acrescido de 2% relativos à compensação de perdas referentes à diferença entre o IPCA RJ e o IPCA Brasil (2007 – 2015), além da recomposição salarial de 40% do salário base do analista. Profissionais reivindicam 16% de aumento no plano de saúde e 8,17% no auxílio-creche. Além disso, faz parte do documento o pedido de reajuste do tíquete refeição para 15 cartelas de R$ 1000,00, com 25 tíquetes.

A categoria apontou algumas cláusulas não econômicas que também são prioritárias. Dentre elas, estão a cláusula 7ª, a respeito da norma de viagens; a 10ª, sobre licença para acompanhamento; a 11ª, que diz respeito ao abono dos feriados; a 12ª sobre banco de horas; a 21ª sobre a implementação do PCS; a 29ª sobre fiscais de contrato e a cláusula 30ª sobre adicional para licitação.