Trabalhadores do ONS aprovam proposta

Assembleia foi realizada nesta sexta-feira e contou com a presença de 268 funcionários

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (19), os trabalhadores do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) aprovaram a proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013. Ao todo, 268 funcionários participaram da assembleia. Foram 135 votos a favor e 131 contra. Duas pessoas não votaram.

A empresa ofereceu reajuste de 5,24% referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, mas não ofereceu ganho real, ou seja, ganho acima da inflação.

Além disso, o ONS também afirmou que iria retirar do ACT o abono por perda de massa salarial para o próximo ano, que significa a perda do poder de compra por consequência da inflação. Segundo a empresa, essa seria uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O ONS também propôs a redução da gratificação de férias de 80% para 2/3 do salário. Isso significaria, por exemplo, que um trabalhador que receba R$ 1.000,00, receberia de gratificação R$ 667,67. Antes, ele recebia R$ 800,00.

O diretor de negociações coletivas do Senge-RJ, Gunter de Moura Angelkorte, e o representante sindical do ONS, Neyl Soares, se reuniram com a direção da Aneel para debater sobre o orçamento da empresa e avaliar os limites e possibilidades do ACT. Outras reuniões foram realizadas na secretaria da presidência da República e no Ministério do Trabalho. Os trabalhadores criticavam que a empresa estava impondo perdas aos funcionários. No entanto, o ONS não alterou a proposta.

“O resultado da votação mostra que a empresa está dividida em relação a isso. Além disso, foi um período muito longo de discussão. O acordo deveria ter sido assinado em setembro. Estamos há oito meses nesse processo”, conta Neyl.