Trabalhadores do Setor Elétrico se reúnem em Brasília

Diretor do SENGE-RJ discutiu, ao lado do CNE e da FNU, a situação do Grupo Eletrobras

Nos dias 08 e 09 de março, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e a Federação Nacional dos Urbanitários, se reuniram em Brasília para discutir a situação do Grupo Eletrobras.

O diretor do SENGE-RJ e da Fisenge, Gunter Angelkorte, esteve presente nos encontros e afirma que o principal encaminhamento é visar impedir a destruição do Sistema Eletrobras. Além disso, ele ressalta a importância de lutar contra a privatização e precarização das condições de trabalho dentro das empresas.

Gunter conta também que a direção da empresa apresentou, em reunião, um Plano Aposentadoria Extraordinária (PAE). Ao contrário do que o atual presidente da Eletrobras tinha informado, o plano é rebaixado em relação ao Plano de Demissão Voluntária (PDV), implementado entre 2013 e 2015.

O diretor do SENGE-RJ demonstrou ainda preocupação com o não cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Sistema Eletrobras, assinado em 2016.”

“Nós ouvimos que o Grupo Eletrobras não pretende cumprir o ACT esse ano, especialmente nas distribuidoras, porque o objetivo é privatizá-las. Só que o Acordo foi assinado contemplando todas as empresas, incluindo as distribuidoras”, critica Gunter, que completa. “Nossa principal luta é contra as reformas trabalhista e da Previdência.”