Trabalhadores e empresa não chegam a um consenso

Nova mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho foi marcada para o dia 27 de novembro.

Foi realizada nesta terça-feira (16), a mesa redonda da Emater-Rio na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para resolver os impasses durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O diretor do Senge-RJ, Jorge Antonio da Silva, esteve presente na reunião. Também participaram representantes dos sindicatos das secretárias, engenheiros, técnicos agrícolas e administradores, além do presidente da Associação de Funcionários da Emater-Rio (Aferj), Hélio Martins Almeida dos Santos. A empresa foi representada pelo presidente Justino Antônio da Silva. Na reunião, o presidente da Emater-Rio informou que o órgão recebeu a proposta do acordo e que este foi encaminhado a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), para definição de percentual de reajuste e demais benefícios.

Justino ressaltou ainda que, como se trata de uma empresa pública, a empresa é dependente orçamentária do estado e a palavra final sobre o tema será dada posteriormente.

Uma nova mesa redonda será realizada no dia 27 de novembro, às 14h, na Rua José Clemente, 37, 3º andar, sala 301, no centro de Niterói.

Luta pelo PCS

No dia 24 de setembro, os cinco sindicatos que representam os trabalhadores da empresa enviaram um ofício pedindo a mediação da DRT na negociação coletiva.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) assinou o documento, junto com os sindicatos dos médicos veterinários, dos técnicos agrícolas, dos administradores e das secretárias.

Há três meses, os funcionários da Emater-Rio estão paralisados na luta pelo PCS. Desde o dia 18 de junho, os trabalhadores não estão repassando os relatórios das pesquisas para o Governo do Estado. A decisão foi tomada em assembleia que reuniu 167 associados. A paralisação foi aprovada por unanimidade.