ENQUANTO ELETROBRAS NÃO APRESENTAR UMA PROPOSTA DECENTE A GREVE CONTINUA
O Coletivo Nacional dos Eletricitários esteve reunido nesta sexta-feira, dia 19 de julho, no Rio de Janeiro, com a Direção da Eletrobras para retomar a discussão do ACT, que havia sido suspensa desde a 3ª rodada de negociação, em Brasília, quando foi a presentada uma proposta rebaixada.
Apesar de toda expectativa gerada na categoria pela convocação da Holding para essa reunião de emergência, após horas de reunião nada se avançou e nenhuma proposta foi colocada, um total desrespeito aos trabalhadores que se deslocaram de vários estados, pagando passagens caríssimas.
Para o CNE, não há duvidas de que essa ação mostra o quanto a Direção da Eletrobras está acuada, pois, até o Ministro de Minas e Energia, Lobão, se mostrou a favor do diálogo, dizendo que há espaço para se negociar e que procuraria a área econômica do Governo para discutir a questão. A falta de autonomia dos gestores da Holding é tão grande que não conseguem formular uma proposta decente para categoria.
Outro ponto lamentável da reunião foi à persistência da ameaça velada do Diretor de Administração da Eletrobras de entrar com o Dissídio Coletivo caso não haja o fim da greve. Ora, companheiros (as), essa posição contradiz o próprio Ministro Lobão que declarou ser contra esse recurso. Além disso, a instalação do dissídio não deve ser utilizada por um governo dito popular e democrático.
A reunião de hoje reforçou a falta de autonomia e competência da Eletrobras em negociar, mostrando sua intenção de se omitir da discussão e terceirizar a negociação do ACT da categoria para a Justiça do Trabalho.
Se não tem proposta não convoca o CNE. Ao invés de ficar ameaçando a Eletrobras precisa apresentar uma proposta. Será que o Ministro Lobão é quem vai ter que negociar? Cabe agora a Holding apresentar uma proposta decente, sem desculpas. Até mesmo porque, como o CNE tem afirmado, se existem problemas financeiros na Holding não foram os trabalhadores os responsáveis. Quando a Holding tiver uma proposta concreta, que atenda os trabalhadores, o CNE como sempre estará aberto ao diálogo para negociar.
Os trabalhadores irão continuar em greve, mantendo sua forte mobilização em todas as empresas. Não há dúvidas que o movimento tem sido vitorioso e tem obrigando a Direção da Eletrobras a se movimentar, mesmo que ainda sem resultado concreto, mas causando grande preocupação por parte do Governo e dos Gestores. Portanto, todos mobilizados! Lembrem-se: Só conquista que luta!
Participe da assembleia fazendo ela o mais forte possível. Nossa disposição é de negociar, mas desde que a proposta apresente avanços.
SEM PROPOSTA, A GREVE CONTINUA