Vitória: depois de nove meses de negociações, trabalhadores da Cedae impedem a demissão de 99% dos funcionários

O final de 2023 foi de comemoração em dobro para trabalhadoras e trabalhadores da Cedae (Companhia estadual de Águas e Esgotos). Após meses de uma longa luta, dezenas de assembleias e reuniões dos sindicatos com a diretoria da empresa, foi fechado o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025. Entre as cláusulas aceitas pela Cedae está aquela que foi um dos maiores entraves do acordo: a garantia dos empregos de 99% dos funcionários..

A tão esperada assembleia que aprovou a ACT aconteceu no dia 14 de dezembro. O ato marcado na porta da empresa, na avenida Presidente Vargas, foi convertido em assembleia após o aceite das reivindicações dos funcionários pela empresa, na última reunião de negociação com o Senge RJ, Sindágua RJ, Staecnon RJ, Sintsama-RJ e Sinaerj.

Além da suspensão das demissões, o ACT garantiu um reajuste salarial de 4,18%, acima do INPC, juntamente com o pagamento da participação nos lucros da empresa e demais cláusulas econômicas. Os valores retroativos já serão pagos na folha de janeiro de 2024.

Edição: Senge RJ
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil