Jornal Lance! promove demissão em massa

Sindicato reúne jornalistas nesta terça-feira (30), no Rio de Janeiro

Fonte: CUT-RJ

Em meio a um pleno processo de negociação para o cumprimento de direitos básicos dos jornalistas empregados no jornal Lance, a empresa acaba de promover a demissão coletiva de cerca de 30 jornalistas — quase a metade da redação do Rio, além de correspondentes e de um colunista de São Paulo. O Sindicato já procurou a empresa para obter esclarecimentos e para cobrar que sejam respeitados todos os direitos legais dos trabalhadores demitidos. Para discutir o problema, os jornalistas do Lance! estão convidados a participar de uma reunião com a nossa assessoria jurídica nesta terça-feira (30/09), às 11h, na sede da Rua Evaristo da Veiga, 16/ 17º andar, Cinelândia.

Além disso, o Sindicato aguarda a definição de data para a terceira Mesa Redonda no Ministério do Trabalho com a empresa, acusada de manter os jornalistas sem controle de ponto, sem a folga semanal, sem o pagamento há anos da participação nos resultados da empresa, e ainda em péssimas condições de trabalho, com infraestrutura precária, sem ergonomia e falta de equipamentos de proteção individual.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia a medida, que pegou de surpresa os trabalhadores. O presidente do Lance, Walter Mattos, justificou a demissão coletiva como um “ajuste” para a adequação da empresa “aos novos tempos” (leia a carta na íntegra). O Sindicato também denuncia mais esse caso de redução drástica de postos de trabalho no Rio de Janeiro como um dos efeitos perversos de um modelo de negócios que concentrado o controle da mídia nas mãos de poucos empresários. Estes, para garantir a margem de lucros, têm precarizado cada vez mais, por meio de demissões, as condições em que se produz o jornalismo na nossa cidade. Desse modo, perde a nossa categoria, mas perde toda a população no que se refere à informação de interesse público.