SENGE-RJ declara apoio à luta do MAB

O Sindicato defende a criação de uma política de direitos das populações atingidas

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) declara apoio à luta do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).  O SENGE luta por um modelo energético voltado para as necessidades do povo brasileiro e apoia a criação de uma política nacional de direitos das populações atingidas por barragens.

O atual governo já fez inúmeras promessas, mas até hoje não existe sequer um reconhecimento jurídico dos “atingidos por barragens”. As pequenas compensações, que parte das famílias tem conseguido, são alcançadas a custa de muita resistência, luta e organização das comunidades.

Como parte da Jornada de Lutas do 14 de março, “Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida”, o movimento divulgou a II Carta dos Atingidos por Barragens aos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Energético Nacional. A primeira foi divulgada no início de 2012.

A aproximação e parceria dos atingidos com os trabalhadores do setor elétrico teve início há alguns anos, com a criação da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, que reúne trabalhadores petroleiros e eletricitários, além de atingidos por barragens.

Trabalhadores do campo e da cidade a lutar: por um projeto energético popular!

Leia a carta do MAB aos trabalhadores do setor energético nacional.