Eletricitários se reunirão no Rio de Janeiro

Encontro será realizado nos dias 19, 20 e 21 de março, no auditório da FNU

Será realizado entre os dias 19 e 21 de março, no Rio de Janeiro, o Seminário de Planejamento da Campanha Nacional dos Eletricitários, com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). O objetivo do encontro é planejar a campanha salarial para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014.

O diretor do Senge-RJ Miguel Sampaio afirma que, este ano, a discussão não será apenas salarial, mas também, política, envolvendo inclusive a preocupação das entidade com o destino do setor elétrico.

“Com a lei 12.783 e a aplicação da nova estrutura organizacional em implantação nas empresas do grupo Eletrobrás, o setor elétrico passará por mudanças importantes que afetarão os trabalhadores da ativa e aposentados, já que as fundações de previdência estarão mais vulneráveis”, conta Miguel.

Segundo ele, a má gestão imposta hoje pelo governo federal nas empresas estatais levará todo o setor elétrico à correr riscos. O diretor defende ainda que esses riscos já estão acontecendo.

“Não está descartada, a probabilidade de racionamento. Devemos agradecer a nossa ineficiência na economia, ao crescermos apenas 0.9% no ano de 2012. Se tivesse sido acima de 5%, poderíamos iniciar a programação do racionamento.

Para o diretor, a qualidade do produto “energia elétrica” está comprometida e isso se deve ao modelo de regulação do setor elétrico. Miguel explica que o modelo do setor elétrico é extremamente confuso e ainda permite a especulação de mercado com a energia que é necessária ao desenvolvimento do pais.

“Isso é desleal. Os trabalhadores não poderão pagar pelos desmandos e pelo desastre da administração do setor, sob o comando da nossa presidenta. É isso que queremos discutir com as empresas este ano”, defende Miguel.

As reuniões serão realizadas no auditório da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a partir das 9 horas. A FNU fica na Rua Visconde de Inhaúma, 134, 7º andar, no Centro do Rio.