Marcha da Classe Trabalhadora reúne 20 mil trabalhadores e apresenta agenda a Lula e Congresso Nacional

Ato reafirma e atualiza pautada da Classe Trabalhadora, apresentadas a Lula durante campanha à presidência; acesse os documentos apresentados a Lula, Lira, Pacheco e Barroso nos links no final da matéria

Cerca de 20 mil trabalhadores de diferentes estados marcharam em Brasília pela garantia e conquistas de direitos do povo trabalhador no último dia 22/05. Ao lado de lideranças de movimentos sociais, sindicalistas responderam ao chamado das centrais sindicais CUT, CTB, Força Sindical, Intersindical e Pública e apresentaram ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda de defesa do pleno emprego, melhores salários e desenvolvimento econômico e social do país.

Antes da marcha rumo ao Congresso foi organizada uma plenária com a presença dos ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da República, além da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi. A plenária marcou o lançamento de documentos que ajudam a organizar a classe trabalhadora e explicitar suas bandeiras de luta em 2024.

A Pauta da Classe Trabalhadora – Prioridades para 2023 tem como base documento de 2022, construído pelas bases das centrais sindicais e consolidado na conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em abril do mesmo ano. O documento foi atualizado não só para refletir os desafios colocados em 2024, mas também para registrar avanços já realizados pelo governo Lula como a retomada da política de valorização do salário mínimo; a política de igualdade salarial entre homens e mulheres; a retomada ampliada do Bolsa Família; a recuperação dos espaços de participação institucional; a política de combate à fome e à pobreza; a correção da tabela de imposto de renda; o projeto elaborado na Mesa Nacional de Negociação que trata da regulação da proteção dos trabalhadores mediados por aplicativos; o grupo de trabalho para tratar da valorização da negociação coletiva e da atualização do sistema sindical e a regulamentação do direito de negociação dos servidores públicos, entre outros.

Também durante a plenária, foi lançada a nova edição das agendas Legislativa e Jurídica, entregues aos presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal. Divididos em eixos temáticos, os documentos elencam projetos de lei e processos judiciais que podem impactar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Propostas para a reconstrução do Rio Grande do Sul também foram encaminhadas pelas centrais.

Clique aqui para acessar a Pauta da Classe Trabalhadora -Prioridades para 2024.

Clique aqui para acessar a Agenda Legislativa das Centrais Sindicais no Congresso Nacional.

Clique aqui para acessar a Agenda Jurídica das Centrais sindicais no supremo Tribunal Federal.

Texto: Rodrigo Mariano/Senge RJ c/ informações da Rede Brasil Atual | Foto: Rafaela Ferreira – Reprodução BdF