Com Guilherme Estrella, EngeCast debate a Petrobras e o pré-sal 

A conversa com o ex-diretor da Petrobras, que chefiou a equipe que descobriu as enormes reservas de óleo abaixo da camada do sal, passeou por um período de ouro da engenharia nacional, quando investimentos em ciência e tecnologia colocaram uma empresa brasileira na fronteira de um dos setores mais desafiadores

O podcast da Fisenge, com patrocínio da Mútua – o EngeCast – recebeu um convidado de peso para o seu quarto episódio. Guilherme Estrela, conhecido como o “pai do pré-sal”, foi o diretor de Exploração e Produção da Petrobras responsável por descobrir as enormes reservas de óleo e gás em camadas mais profundas do solo oceânico. 

Grande nome da geologia no país e no mundo, Estrella relembra o período em que a descoberta de petróleo em águas profundas impulsionou o setor em um salto de tecnologia e inovação, respondendo ao desafio e consolidando a Petrobras entre as maiores petrolíferas do mundo.

Estrella lembra que, não fosse esse primeiro impulso, seria difícil responder a um desafio ainda maior que viria mais tarde: a exploração de petróleo em águas ainda mais profundas, o pré-sal. Uma aposta do presidente Lula na inteligência nacional reunida no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello, o CENPES, teve como retorno a descoberta de poços que poderiam garantir a soberania nacional por décadas.

Estrella também falou sobre o declínio que veio depois, quando as políticas públicas para o setor foram destruídas pelos governos neoliberal de Temer e fascista, de Bolsonaro. Ele fala sobre os fortes impactos sofridos pelo setor nas gestões entreguistas e subservientes que tiveram como objetivo manter o Brasil na periferia do capitalismo global.

Estrella traz uma mensagem de esperança: ele confia na diretoria de Magda Chambriard e na vontade política do governo para que o setor de óleo e gás possa ser novamente motor de desenvolvimento para o país.

Uma nova “era de ouro” é possível. Temos a inteligência e capacidade necessárias, mas apesar do ciclo positivo que os investimentos públicos na Petrobras retornam para o país, só muita luta, muita pressão, serão capazes de vencer a conjuntura complexa que o capitalismo tardio nos impõe.

Não deixe de conferir os outros programas nos agregadores de podcasts ou aqui mesmo, nos links abaixo.

Confira também os outros programas: 

MEIO AMBIENTE E ENGENHARIA
com Roberto Freire, Aliciane Peixoto e Alexandre Pessoa


RETOMADA DA ENGENHARIA NACIONAL
com Henrique Luduvice e Pedro Campos

MULHERES NA ENGENHARIA, NAS CIÊNCIAS E NA POLÍTICA
com Simone Baía e Mônica Francisco 


PETRÓLEO, PETROBRAS E PRÉ-SAL

com Guilherme Estrella


ENGENHARIA E GESTÃO PÚBLICA
com Jorge Bittar

ENGENHARIA, FLORESTA, ARTE E TEATRO
com Verônica Bonfim


SANEAMENTO, ÁGUA E POLÍTICA PÚBLICA
com Clóvis Nascimento

Quer ouvir o EngeCast enquanto vai para casa, realiza tarefas ou se exercita? Acesse nossas playlists no Spotify e acompanhe os episódios de onde estiver!

Pular para o conteúdo