Aenfer comemora 170 anos da primeira ferrovia do Brasil

A Associação de Engenheiros Ferroviários – Aenfer e o Trem do Corcovado, em parceria com a Abifer, realizarão evento para comemorar os 170 Anos de Ferrovia, dia 30 de abril, às 10 horas, na sede da Aenfer e dia 10 de maio, no Centro Cultural do Trem do Corcovado; Já no dia 10 de maio, o evento se estende no Centro Cultural do Trem Corcovado com a apresentação da banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

A primeira ferrovia no Brasil, estrada de ferro de Petrópolis, foi inaugurada por D.Pedro II em 30 de abril de 1854, logo conhecida como Estrada de Ferro Mauá, graças à iniciativa do grande empresário industrial, banqueiro e investidor brasileiro, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

A locomotiva “Baroneza” foi o primeiro trem a vapor (Maria Fumaça) a transportar passageiros no Brasil. A “Dama de Ferro” foi importada pelo Barão de Mauá e o nome “Baroneza” foi em Homenagem à sua esposa Maria Joaquina Machado de Souza. Sua primeira viagem, em 30 de abril de 1854,fez um percurso de 14,5 km que ligava o Porto de Mauá a Fragoso na cidade de Magé. Posteriormente, a estrada de ferro foi estendida e a locomotiva alcançou a Raiz da Serra e, anos depois, a cidade de Petrópolis.

A “Baroneza” inaugurou, então, a Primeira Estrada de Ferro do Brasil e a primeira estação de trem do país: Guia de Pacobaíba, no Porto de Mauá, em Magé. Muitos foram os motivos para construir a primeira ferrovia do Brasil. Havia a necessidade de se adaptar às grandes inovações que cresciam a cada dia em várias nações, se alinhado aos países de primeiro mundo. Em razão desta importante conquista para o País, a Associação de Engenheiros Ferroviários – Aenfer e o Trem do Corcovado, em parceria com a Abifer, realizarão evento para comemorar os 170 Anos de Ferrovia, dia 30 de abril, às 10 horas, na sede da Aenfer e dia 10 de maio, no Centro Cultural do Trem do Corcovado.

Na ocasião, os convidados conhecerão um pouco da história, contada pelo vice- presidente da Aenfer, engenheiro Helio Suêvo. Também haverá a apresentação do Coral “Som Bonde Carioca”, o lançamento de selo comemorativo e o descerramento de uma placa em alusão aos 170 anos de ferrovia no Brasil.

Além dessa programação, a Aenfer juntou-se às empresas Supervia, Metrô, VLT e Central (Bonde de Santa Teresa) para promover um apitaço, onde os maquinistas irão apitar os trens no mesmo horário, às 13 horas. Para o presidente da Aenfer, engenheiro Marcelo Freire da Costa, comemorar os 170 anos de ferrovia no Brasil significa um marco importante, pois abrimos caminhos para o nosso desenvolvimento, levando o progresso a todo o país, além de encurtar distâncias e de ser um meio de transporte mais limpo e econômico. Promover essa iniciativa é uma forma de homenagear não só a ferrovia no Brasil, mas todos os ferroviários que movimentam esse meio de transporte, porque dia 30 de abril é também o Dia do Ferroviário.

Serviço:
Evento do dia 30 de abril: Aniversário de 170 anos da Primeira Ferrovia do Brasil
Local: Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER, às 10 horas.
Av. Presidente Vargas, 1.733 – 6o andar
Centro-RJ

Apitaço: Plataformas de trem da Central do Brasil, 13h

Já no dia 10 de maio, o evento se estende no Centro Cultural do Trem Corcovado com a apresentação da banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e a realização de uma bênção concedida pelo padre Damasceno aos pés do Cristo Redentor, além do selo comemorativo e o descerramento de outra placa pelos 170 anos de ferrovia no Brasil.

Serviço:
Evento: Aniversário de 170 anos da Primeira Ferrovia no Brasil