Ciclo de debates – Computação e sociedade: Urnas eletrônicas

Evento será realizado no dia 22 de novembro, no SENGE Rio.

CICLO DE DEBATES – Computação e Sociedade

Urnas eletrônicas

22 de novembro, das 18h às 21h

Inscreva-se aqui

 

Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar – Auditório

Descrição

O ciclo de debates “Computação e Sociedade” é um projeto de extensão promovido pelo Laboratório de Inteligência de Máquina e Modelos de Computação (IM2C) da UFRJ em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), com o objetivo de fomentar a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade.

Em uma série de encontros, serão apresentados diferentes temas relacionados às tecnologias produzidas pela computação, a fim de debater seus impactos positivos e negativos para a coletividade.

Em cada sessão, serão exibidos vídeos sobre assuntos relacionados a tecnologia, computação e sociedade, os quais serão debatidos pelo público sob a orientação de dois professores especialistas.

O primeiro debate abordará questões relacionadas à segurança de um processo eleitoral que emprega urnas eletrônicas. O objetivo é apresentar características da tecnologia envolvida, equilibrando argumentos a favor e contra este modo de implementação.

Público-alvo

Cidadãos interessados em compreender melhor as tecnologias computacionais da atualidade, não havendo restrições quanto à formação.

Professores

Flávio Luis de Mello

Possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1998), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2003) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, colaborador da Universidade Estadual do Ceará, do Instituto Militar de Engenharia e do Centro de Defesa Cibernética. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial forte, inteligência de máquina, tecnologia da informação, defesa cibernética e modelos de computação.

Tatiana Mariano Lessa de Assis

Engenheira Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestre e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000 e 2007). De janeiro a março de 2009, atuou como pesquisadora visitante no Rensselaer Polytechnic Institute (EUA). Entre 2006 e 2011, foi professora da Universidade Federal Fluminense. Em 2015, realizou estágio pós-doutoral no Imperial College London (UK). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de planejamento da operação de sistemas interligados, aplicações computacionais em sistemas de potência, dinâmica e controle de sistemas de potência, qualidade de energia e eletrônica de potência. Atua como voluntária do IEEE desde 2010 e atualmente é presidente da Seção Rio de Janeiro. É Senior Member do IEEE e Editora da revista IEEE Transactions on Sustainable Energy.

Luiz Eduardo Azambuja Sauerbronn

Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998 e 2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em integração industrial e visão computacional. Recentemente tem realizado pesquisas em física básica, procurando modelar fótons através do uso de corpos rígidos esféricos com distribuição de massa não-uniforme. Através deste modelo, vem procurando análogos mecânicos para modelar difração, cores e decaimento quântico.

– A entrada é gratuita.

– As vagas são limitadas.

– Ao final da atividade, o participante receberá um certificado emitido pelo Laboratório de Inteligência de Máquina e Modelos de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Pular para o conteúdo