Confea/Crea e Mútua realizam eleições online pela primeira vez

O pleito está marcado para 17 de novembro e vai eleger presidentes do Confea e de 27 conselhos regionais, além dos diretores da caixa de assistência dos profissionais dos Crea's.

Fonte: Crea-RJ

O Sistema Confea/Crea e Mútua realizará a primeira eleição online para escolha dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos 27 Conselhos Regionais (Creas) em todo o Brasil, além dos diretores gerais e diretores administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútuas Regionais), no próximo dia 17 de novembro.

Na ocasião, também será eleito conselheiro federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia. E, ainda, alguns estados vão eleger conselheiros federais e seus suplentes, representantes de Modalidades e dos Grupos/Categorias específicos: Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil) e São Paulo (Industrial).

De acordo com a Decisão Plenária nº PL-1869/2022, as eleições serão realizadas pela Internet, no período das 8h às 19h (horário de Brasília). Todo profissional registrado e em dia com suas obrigações perante o Sistema Confea/Crea – até 30 dias antes da data da eleição – será considerado eleitor e poderá votar por meio da circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independentemente do seu registro originário ou dos locais onde possui visto.

Segundo o presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, a eleição online no Sistema Confea/Crea é uma forma moderna, segura e eficiente de ampliar a participação dos profissionais nas escolhas de representantes. “Desta forma, a entidade pode ter uma gestão mais democrática e transparente, que atende às expectativas e necessidades dos profissionais da área”, ressaltou.

Ao acessar o site Vota Confea, o profissional apto a votar fará sua autenticação na ferramenta, por meio do login (CPF) e senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular. Por isso, é imprescindível que os dados cadastrais dos profissionais estejam atualizados.

A primeira eleição online bem-sucedida foi realizada em 2021, para escolha de Conselheiro Federal. Houve grande aceitação dessa nova forma de votação pelos profissionais devido à acessibilidade e à confiabilidade do sistema.

De acordo com o engenheiro Alberto Balassiano, Coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Crea-RJ, as próximas eleições irão fortalecer o Sistema Confea/Crea e Mútua. Por isso, o trabalho da Comissão está focado em mostrar aos profissionais a importância de sua participação neste processo.

“Poder votar pela internet facilita muito a participação de todos do país. Aqui no Rio de Janeiro, nós da Comissão Eleitoral Regional estamos fazendo uma ampla divulgação que os profissionais possam votar em clima de tranquilidade. Isso vai realmente fortalecer a nossa entidade. Já estamos divulgando pelo portal do Crea-RJ todo o calendário eleitoral, com todas as informações pra facilitar o acesso dos profissionais. Além do portal, estamos fazendo também pequenos vídeos para informar sobre a importância destas eleições”, contou.

A eleição online deve ampliar também a participação dos profissionais no pleito, pois será possível votar de qualquer lugar, no período das 8h às 19h (horário de Brasília), desde que se tenha acesso à internet.

Mais informações no site do CREA-RJ.