Contraproposta da empresa avança pouco

Proposta de reajuste passou de 0,663% para 1%; nova rodada acontece no dia 31 de agosto, data em que vence o acordo vigente

COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS

Reunião de negociação
Data da ocorrência: 13/08/2019

No último dia 13 de agosto, entidades sindicais e empregados da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) participaram de mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da empresa, em Recife (PE). O conselho patronal apresentou poucas mudanças em relação à contraproposta anterior – entre elas, o aumento do reajuste de 0,663% para 1% e a volta do termo “dependentes” ao parágrafo referente a Assistência Médica. O acordo vigente foi prorrogado para o dia 31 de agosto. Nesta data deverá acontecer mais uma rodada de negociação.

A respeito do reajuste nos auxílios creche e refeição, a posição da empresa permanece a mesma: não conceder aumento. Nenhuma nova cláusula apresentada pelos trabalhadores foi acatada pela empresa. Contrariando solicitação dos trabalhadores, mais uma vez, o presidente-diretor da CPRM não esteve presente. O conselho patronal, por sua vez, justificou a ausência e cobrou agilidade no processo negocial. As entidades sindicais reforçaram a importância da presença do presidente nas mesas de negociação.

A bancada sindical defendeu pontos importantes da pauta, como o auxílio em educação continuada, a participação das entidades em processo de sindicância e a redução de jornada para quem tem dependentes com necessidades especiais. Foi solicitado da empresa uma resposta escrita oficial justificando cada item da pauta que não será atendido pela Companhia.

Por fim, os trabalhadores negaram a proposta da empresa e a negociação coletiva permanece aberta. O presidente do Senge-PE, Fernando Freitas, representou a Federação Interestadual de Engenheiros (Fisenge) e o sindicato durante reunião.

Fonte: Fisenge

Senge-RJ