Crea-RJ celebra o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, 23 de junho

Evento online, das 10h às 12h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, terá a participação de representantes do Programa Mulher, do Crea-RJ; da Abea e do Seaerj.

Fonte: Assessoria de imprensa – Crea-RJ

Nesta sexta-feira (23), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RJ) vai realizar um evento online para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Será das 10h às 12h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube WebTV Crea-RJ, com a participação de diversas profissionais que vão compartilhar suas experiências e os desafios da profissão.

O evento será aberto pelo presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, e terá moderação da engenheira civil e Conselheira Federal Carmen Lúcia Petraglia. Participam a engenheira de construção e segurança do trabalho, e vice-presidente do Conselho, Teneuza Cavalcanti; a engenheira civil, diretora e representante do Programa Mulher do Crea-RJ, Yasmin Juliace; a engenheira naval e presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Arquitetas e Engenheiras (Abea Nacional), Cládice Diniz; e a arquiteta e presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado (Seaerj), Maria Isabel Tostes.

De acordo com o presidente do Crea-RJ, aumentar a representatividade das mulheres na área tecnológica é fundamental para promover a diversidade, a inovação e o desenvolvimento sustentável. “As mulheres trazem diferentes perspectivas e soluções para os problemas e desafios da engenharia, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia”, ressaltou Cosenza.

“Vamos comemorar nesse dia todas as conquistas que o Crea-RJ – há 89 anos -, a ABEA nacional e a Seaerj (ambas fundadas em 1937 com a forte presença da engenheira Carmen Portinho), sempre buscaram em prol das mulheres na engenharia. Sabemos que ainda há muito a fazer e o nosso passado nos qualifica a propor diretrizes para o futuro. É isso que mostraremos nesse encontro de celebração. Vamos festejar o que já foi alcançado e propor o futuro”, explica Carmen Petraglia, idealizadora do evento.

O Crea-RJ vai aproveitar a oportunidade para mais uma vez valorizar e incentivar a presença das mulheres na engenharia, uma área ainda predominantemente masculina. Segundo dados do Conselho, apenas 20% dos profissionais registrados no órgão são mulheres. No entanto, há sinais de mudança neste cenário, já que o número de mulheres que buscam vagas nos cursos de engenharia das universidades vem aumentando nos últimos anos.

Além de homenagear as mulheres que fazem parte da história da Engenharia no Brasil e no mundo, o evento promovido pelo Crea-RJ pretende inspirar e motivar as novas gerações de engenheiras: estudantes, recém-formadas ou mesmo as jovens que ainda pretendem ingressar na carreira.