Crea-RJ lança edital de convocação das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua

Representantes de entidades de classe e de instituições de ensino têm até 18 de agosto para inscrever candidaturas a um dos cargos em disputa; as eleições serão em novembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro)
Foto: Revista Ângulos/Crea-RJ

Estão abertas as inscrições para os profissionais que desejam se candidatar às Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023, que vão ocorrer no próximo dia 17 de novembro. Na ocasião, serão eleitos o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os presidentes dos 27 Conselhos Regionais (Crea’s) de todo o Brasil. Haverá também a escolha dos diretores gerais e diretores administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Crea’s (Mútuas Regionais) e do conselheiro federal representante das instituições de ensino superior pertencente ao grupo “Engenharia”.

O prazo final para apresentação do requerimento do registro de candidatura é 18 de agosto.

Alguns estados vão eleger também conselheiros federais e seus suplentes, representantes de modalidades e de grupos/categorias específicos: Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil) e São Paulo (Industrial).

Para os cargos de presidente do Confea e de conselheiro federal representante de instituições de ensino superior, o registro de candidatura deverá ser protocolado no Confea, presencialmente ou por meio eletrônico, através do e-mail oficial da Comissão Eleitoral Federal, de forma legível, sem rasuras e em formato PDF.

Já para os cargos de presidente do Crea; de conselheiro federal representante de modalidade profissional; de diretor geral e de diretor administrativo das Caixas de Assistência dos Profissionais do Crea, o registro de candidatura deverá ser protocolado no respectivo Conselho Regional (sede, inspetoria ou escritório de representação), presencialmente ou por meio eletrônico, através do e-mail oficial da Comissão Eleitoral Regional, de forma legível, sem rasuras e em formato PDF.

As informações sobre todo o processo eleitoral estão no edital de convocação publicado no portal do Crea-RJ, na página da Comissão Eleitoral Regional (CER).

De acordo com a Decisão Plenária nº PL-1869/2022, as eleições serão realizadas pela rede mundial de computadores, no período das 8h às 19h (horário de Brasília). Todo profissional registrado e em dia com suas obrigações perante o Sistema Confea/Crea (até 30 dias antes da data das eleições) será considerado eleitor e poderá votar por meio da circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independentemente do seu registro originário ou dos locais onde possui visto.

O presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, destaca a importância da eleição online como uma forma moderna, segura e eficiente de ampliar a participação dos profissionais nas escolhas de seus representantes. “Dessa forma, a entidade pode ter uma gestão mais democrática e transparente, que atende às expectativas e necessidades dos profissionais da área.”

Ao acessar o site Vota Confea, o profissional apto a votar fará sua autenticação na ferramenta, por meio do login (CPF) e senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular. Por isso, é imprescindível que os dados cadastrais dos profissionais estejam atualizados.

De acordo com o coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Crea-RJ, engenheiro Alberto Balassiano, o trabalho da Comissão, agora, está focado em mostrar aos profissionais a importância da eleição. “Poder votar pela internet facilita a participação de todos. Aqui no Rio de Janeiro, estamos fazendo uma ampla divulgação para que os profissionais possam votar em clima de tranquilidade. Isso vai realmente fortalecer a nossa entidade. Além da divulgação no portal, estamos fazendo também pequenos vídeos informativos.”

A primeira eleição online bem-sucedida foi realizada em 2021, para escolha de conselheiro federal.