Engenheiros da Cedae aprovam ACT

Assembleia especifica foi realizada na sede do SENGE-RJ na última quinta-feira

Em assembleia específica dos engenheiros da Cedae convocada pelo Senge-RJ e realizada nesta quinta-feira (26/junho/2014), os engenheiros da empresa, por ampla maioria, aprovaram a proposta da empresa para o ACT 2014/2016, quanto às cláusulas de interesse direto da categoria, que consistem da passagem de todos os empregados, hoje posicionados nas letras A e B para a Letra C, além do nível 5, para quem completar 5 anos na empresa. Foi prometido, também, que o piso da categoria passa a ser o salário base (até então, para cumprir o piso dos engenheiros, a Cedae pagava uma complementação ao salário base). Outra nova conquista foi o pagamento de cesta básica no valor de R$317,10 para todos os empregados. Os profissionais de nível universitário não tinham esse direito.

O posicionamento prévio dos engenheiros se fazia necessário para que o Senge-RJ, integrante da Intersindical Cedae, levasse uma posição oficial da categoria à assembleia unificada de todos os sindicatos integrantes da Intersindical, que seria (e foi) realizada no mesmo dia a partir das 18:30h.

Na assembleia unificada da Intersindical Cedae, realizada na sede do Sintsama, também, por ampla maioria, a proposta da empresa foi aprovada. Na avaliação da direção dos sindicatos integrantes da intersindical Cedae, apesar de algumas bandeiras de luta fundamentais não terem avançado, tais como isonomia entre os contratos de trabalho e garantia plena de emprego, os demais avanços conquistados pela categoria fazem com que o ACT deste ano possa ser considerado o melhor Acordo do setor de saneamento do Brasil nos últimos anos.

Veja as principais conquistas neste ACT:

•Reajuste salarial de 10%, sendo 5,81% (INPC pleno) e 4,19% de aumento real;

• Tíquete- Refeição de R$25,00 (antes era de R$20,00 è aumento de 25%). Além disso, os trabalhadores das áreas operacionais vão receber, a mais, R$ 5,00 de Ticket para o café da manhã;

• O desconto no Vale-Transporte que era de 6% passa a ser de, somente, 3%;

• A Cesta Básica passou de R$ 288,19 para R$ 317,10 (aumento de 10%) e passa a ser extensivo a todos os empregados de nível superior;

• Abono de R$ 2.000,00 em 2014 e R$ 2.000,00 em 2015 (esse item não fez parte da Pauta de Reivindicações Unificada;

• Passagem de todos os empregados posicionados nas Letras A e B para a Letra C até dezembro/2014, o que representa as seguintes diferenças percentuais que serão refletidas nos salários: B è C = 3,5% e A è C = 7,27;

• Os concursados de nível superior de 2009 e 2012 sobem um nível em cinco anos de trabalho.

• Auxilio Funeral 10% de aumento;

• Auxílio para quem tem filhos portadores de necessidades especiais 10% de aumento;

• Auxilio Creche 5,81% de aumento.

O pagamento do Abono de 2014 será de R$ 1.000,00 na folha de agosto e de R$ 1.000,00 na folha de setembro. Já os valores da retroatividade de maio serão pagos em folha suplementar no mês de julho e a de junho será paga em agosto, juntamente com a folha de julho, sendo os salários e benefícios já corrigidos pelo ACT.

Durante a assembleia realizada no Sintsama, um pequeno grupo não aceitou a proposta, e reagiu de forma contundente, por entender que a questão da isonomia entre os empregados é uma questão prioritária. Os profissionais contratados depois de 2002 recebem o triênio na razão de 3% a cada triênio, enquanto que quem foi contratado antes disso, recebe, no primeiro triênio, 10% de adicional e a cada triênio subsequente, recebem mais 5% cumulativamente.

Para o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos, apesar de terem ficado de fora algumas importantes bandeiras de luta, tais como a isonomia entre os diversos contratos de trabalho na Cedae e a garantia plena de emprego, o ACT assinado, pode ser considerado “excelente” para os trabalhadores diante das significativas conquistas, se comparado com vários acordos que vêm sendo assinados por diversos sindicatos no Brasil.

“Não conseguimos tudo que queríamos, mas conseguimos pontos muito importantes. Além do acordo, é preciso frisar que isso foi conquistado através da incansável participação dos 5 sindicatos da Intersindical Cedae, mas, principalmente, através da intensa mobilização dos trabalhadores da Cedae, inclusive dos engenheiros da empresa”, destaca Olímpio.