EPE insiste em não repor nem as perdas da inflação no ACT 2021-2022

As negociações não avançaram e o desacordo dos sindicatos foi registrado em ata. Em breve, assembleia vai discutir o impasse com os trabalhadores e trabalhadoras.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Empresa de Pesquisa Energética

Vigência: 2021/2022

Data da ocorrência: 23/03/2022

Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

Depois do encaminhamento de ofício dos sindicatos cobrando da EPE a retomada das negociações do ACT 2021-2022 para tratar das cláusulas econômicas, a EPE agendou nova reunião para o dia 23 de março. Na ocasião, a empresa informou que a Sest já se posicionou claramente sobre a não concessão de reajuste salarial neste ACT, sequer para reposição da inflação do período entre datas-base. Nem mesmo a perda de eficácia da Lei Complementar 173/2020, em dezembro de 2021, foi capaz de mudar esse cenário para reajustamento dos salários dos(as) empregados(as) da EPE de janeiro a maio de 2022.

A EPE, contudo, sinalizou que há boas expectativas de que haja algum reajuste quando da negociação do ACT 2022-2023. Ou seja, em março de 2022, a empresa antecipa a discussão das cláusulas econômicas do ACT 2022-2023, esperando que os(as) trabalhadores(as) encerrem as negociações do ACT 2021-2022 com todas as perdas acumuladas até aqui, sem garantia de que essas perdas serão repostas no ACT 2022-2023.

Os sindicatos manifestaram profundo descontentamento com a posição da empresa, evidenciando impasse na mesa e alertando, mais uma vez, para o fato de que o clima de insatisfação na empresa é crescente. Sugeriram suspender a reunião, visto que não havia mais qualquer possibilidade de avanço, para a realização de uma escuta dos(as) trabalhadores(as) pelos sindicatos e pela comissão de empregados e consequente definição dos próximos passos no processo negocial. Para o encaminhamento das conversas com os(as) empregados, solicitaram o registro da informação repassada pela EPE de reajuste zero no ACT 2021-2022 em ofício ou ata.

A reunião foi encerrada. Em breve, os sindicatos chamarão uma assembleia para tratar do assunto.

Mantenha o seu cadastro atualizado e fique atento(a) a novas informações.

Senge RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.