EPE: Marcada primeira reunião de negociação

Os sindicatos discutirão a pauta relativa ao ACT 2016/2017 com a empresa amanhã (12/5)

A primeira reunião de negociação a respeito do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017 dos trabalhadores da EPE foi marcada para amanhã (12/5), às 16h. Apesar da pauta de reivindicações dos trabalhadores ter sido entregue em no início de março, a empresa vinha adiando os encontros.

Agamenon Oliveira, diretor do SENGE-RJ, avalia que a demora tenha relação com o momento político do país. “Esperamos que a rodada de amanhã seja mantida, uma vez que a conjuntura nacional já estará mais definida”. Segundo o sindicalista, o Sindicato buscou mobilizar a categoria e tirar a pauta com a maior antecedência possível, justamente para se precaver diante de qualquer imprevisto. “Estamos aguardando que, a partir dessa reunião, a gente consiga finalmente dar início às negociações”, completou.

A data-base dos trabalhadores da EPE está fixada para 1º de maio de 2016. As reivindicações da categoria incluem o reajuste das matrizes salariais do Plano de Cargos e Salários de acordo com a variação do IPCA entre 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2016, aplicado a partir deste ano. A pauta também prevê o reajuste de 2,54%, referente à reposição das perdas salariais ocorridas entre 1º de maio de 2009 e 30 de abril de 2015, considerando a diferença observada nos últimos anos entre o índice de inflação nacional e o IPCA na região metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, os trabalhadores também solicitam um reajuste de 1% a partir da data-base, em 2016.

A pauta também inclui o aumento no auxílio alimentação/refeição, que deve passar para 13 cartelas de 23 tíquetes. A correção deverá ser aplicada a partir de maio de 2016, com retroatividade referente a 1º de maio de 2015.