EPE: Trabalhadores aprovam pauta de reivindicações

Sindicatos encaminharam ofício à empresa solicitando abertura de negociação

Os trabalhadores da EPE, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nos dias 22 e 23 de fevereiro, aprovaram a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017.

As reivindicações da categoria incluem o reajuste das matrizes salariais do Plano de Cargos e Salários de acordo com a variação do IPCA entre 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2016. O reajuste deverá ser aplicado a partir de maio deste ano. A pauta também prevê o reajuste de 2,54%, referente à reposição das perdas salariais ocorridas entre 1º de maio de 2009 e 30 de abril de 2015, considerando a diferença observada nos últimos anos entre o índice de inflação nacional e o IPCA na região metropolitana do Rio de Janeiro. Além do reajuste e da recomposição de perdas, os trabalhadores também solicitam um reajuste de 1% a partir da data-base, em 2016.

A pauta também inclui o aumento no auxílio alimentação/refeição, que deve passar para 13 cartelas de 23 tíquetes. A correção deverá ser aplicada a partir de maio de 2016, com retroatividade referente a 1º de maio de 2015.

O acordo terá vigência de 12 meses, iniciando em 1º de maio de 2016 e encerrando em 30 de abril de 2017. Os sindicatos representantes dos empregados da empresa (SENGE-RJ, SINTERGIA, SINDECON-RJ e SINAERJ) já encaminharam o ofício à empresa, solicitando uma reunião para iniciar as negociações, e também o fornecimento do termo de garantia de data-base da categoria, fixado em 1º de maio.