Fechado Acordo Coletivo 2012/2013 da CPRM

Trabalhadores terão reajuste de 4,95% relativo ao IPCA retroativo à data-base

Fonte: Fisenge

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 13, a última rodada de negociação com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013. De acordo com o diretor de relações sindicais da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Fernando Jogaib, os principais itens econômicos foram: o percentual de 4,95% relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) retroativo à data base, que incide em todos os itens econômicos e a distribuição de 2,8% da folha para trabalhadores elegíveis.

Quem teve promoção em 2011, terá progressão e quem teve progressão e estiver elegível, terá promoção, que deverá atingir todos os funcionários elegíveis da CPRM, com, no mínimo, 2,5% relativo à progressão. Alguns itens estão na carta compromisso – firmada entre os sindicatos e a empresa – para serem tratados nas mesas de negociação permanentes. “Ainda temos muito a avançar. Na avaliação da bancada dos trabalhadores, esta proposta ‘não é um congelador para gelar a água, mas a refresca’”, disse Jogaib.

As entidades receberão, até a primeira quinzena de dezembro, a lista nominal dos promovidos e progredidos. As Age´s para deliberação da apreciação das propostas ocorreram na semana passada, com a aprovação da maioria dos trabalhadores e trabalhadoras presentes.

Na comissão de negociação, participam a Fisenge, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio De Janeiro (Sitramico), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Prospecção, Pesquisa e Extração de Minérios no Estado do Rio de Janeiro (Sindimina), a Coordenação Nacional das Associações de Empregados da CPRM (Conae) e a Associação Goiana das Empresas de Engenharia (AGE).