Forship: Senge RJ vai pedir reunião para discutir PLR

Confira o resumo da Assembleia Geral realizada no dia 10, que discutiu o ACT sobre o controle de jornada por meio de aplicativo, como registrador eletrônico de ponto alternativo (REP-A).

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Forship Engenharia S/A
Vigência: 2022/2024
Data da ocorrência: 14/02/2023
Ocorrência: resumo de assembleia

No último dia 10 de fevereiro, foi realizada assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras da FORSHIP para apreciação e deliberação de ACT sobre o controle de jornada por meio de aplicativo como registrador eletrônico de ponto alternativo (REP-A). O diretor de Negociações Coletivas do SENGE RJ, Felipe Ferreira de Araújo, presidiu a assembleia e fez a leitura da minuta referente ao acordo específico sobre o controle de jornada por meio eletrônico, prestando aos participantes os esclarecimentos, juntamente com a assessora jurídica do Sindicato, drª Daniele Gabrich. Em seguida, passou-se à votação do item 1 da ordem do dia, que foi APROVADO por unanimidade.

Em seguida, foi debatido o item 2 “Assuntos Gerais”, quando os trabalhadores perguntaram sobre o acordo coletivo em vigor, sobre o qual pairam dúvidas quanto a diversos aspectos. Felipe explicou o atraso no cronograma negocial do SENGE RJ com a FORSHIP por diversos problemas de ordem operacional, o que levou a Empresa a assinar a CCT 2022/2023, que foi negociada pelo SINAENCO, cujo reajuste salarial foi de 7% mas, no caso da FORSHIP, foi mantido o reajuste superior de 8,73%, já apresentado pela empresa na mesa de negociação. Informou que essa escolha em celebrar a Convenção foi duramente criticada pelo sindicato junto ao escritório de advocacia que representa a empresa em suas negociações, embora juridicamente não haja ilegalidade por parte da empresa em ter optado por esta via. Porém, a questão do pagamento de PLR aos empregados da FORSHIP ainda se encontra em aberto. Sendo assim, o diretor encaminhou que sejam iniciadas as tratativas para um acordo de trabalho específico, conforme previsão legal.

Os trabalhadores se apresentaram favoráveis ao encaminhamento e reclamaram do índice abaixo da inflação que foi acordado na CCT. Pediram que, na próxima negociação de acordo, seja perseguida a reposição inflacionária do período, considerando a grande perda acumulada nos últimos anos. Felipe assegurou que será mantida uma comunicação mais efetiva doravante com os trabalhadores da FORSHIP.

Foi encaminhado pelo diretor Felipe e aprovado pelos participantes o encaminhamento de enviar ofício à empresa para iniciar o processo negocial da PLR; e ainda, marcar reunião específica com os trabalhadores para discutir a CCT 2022/2023 em vigor, para dirimir dúvidas que ainda persistam.

SENGE RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.