Funcionários da Eletrobras vão realizar paralisaçã

Os trabalhadores pedem reajuste de 11,5% e a reposição da inflação

Os funcionários da Eletrobras farão uma paralisação de 48 horas a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho, dentro da campanha salarial 2013/14. A decisão foi tomada após a reunião realizada no dia 27 de junho, com diretores da estatal. Uma nova reunião está marcada para o dia 4 de julho.

A categoria pede um reajuste salarial com aumento real de 11,5%, que leva em conta a inflação e o crescimento do consumo do mercado de energia no país. Eles pedem ainda extensão do plano de saúde da empresa para os aposentados, a volta do adicional de periculosidade sobre a remuneração e um abono salarial.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) obteve êxito no processo judicial relativo ao pagamento da periculosidade aos trabalhadores de Furnas.  A juíza Roseana Mendes Marques deferiu o pedido do Sindicato de que Furnas volte a pagar imediatamente o adicional na forma anterior. Pela Súmula 191 do Superior Tribunal do Trabalho, o pagamento da periculosidade deve ser feito sobre a totalidade da remuneração devida ao empregado.

Outro ponto de debate é o perigo de terceirização da mão-de-obra da empresa. O receio é que os empregados que aceitarem o Programa de Desligamento Incentivado (PDI) sejam substituídos por terceirizados.