Furnas: Senge-RJ convoca para Assembleia Geral

Está em pauta a atuação do Sindicato em ações judiciais relativas ao banco de horas
O Senge-RJ convoca todos os trabalhadores de Furnas, sindicalizados ou não, para a Assembleia Geral Extraordinária que será realizada na próxima terça-feira (04). O objetivo é debater sobre a autorização para que o Senge-RJ atue como substituto processual em ações judiciais.
Essas ações estão relacionadas, por exemplo, ao banco de horas. Segundo o representante sindical do Senge-RJ em Furnas, Galvani Cavalcanti, o banco de horas da empresa é ilegal porque  foi implementado sem que as regras fossem aprovadas em negociação coletiva.
Outras ações estão relacionadas ao caso dos engenheiros que não receberam 1,5% de reajuste salarial por não terem aderido ao Plano de Cargos e Remuneração (PCR). Além disso, também estará em pauta a desaposentação e os planos de aposentadoria Contribuição Definida (CD) e Benefício Definido (BD). O BD é para os funcionários mais antigos e pode ser considerado mais vantajoso porque, ainda segundo Galvani, “se tiver algum tipo de prejuízo, a empresa terá que arcar.” O presentante sindical explicou também que amanhã será debatido se os empregados que estão do CD possam se transferir para o BD.
A Assembleia será realizada às 12h30 no auditório do Senge-RJ, na Avenida Rio Branco, 277, 17° andar, no Centro