Light apresenta proposta frustrante na primeira rodada de negociação

A empresa quer subtrair direitos e conquistas de ACTs anteriores. Ignora o esforço adicional dos trabalhadores no cenário adverso da pandemia.

Negociação Coletiva – Senge RJ x Light Serviços De Eletricidade S.a., Light Energia S/a, Light Esco – Prestação De Serviços S.a., Lightcom Comercializadora de Energia S/A e Conecta Light Iluminação Ltda

Vigência: 2020/2021
Data da ocorrência: 28/05/2020

Reunião de Negociação

A primeira rodada de negociação do ACT 2020-2021 da Light aconteceu no dia 26 de maio e frustrou as expectativas dos trabalhadores, que haviam aprovado uma pauta enxuta para garantir uma negociação célere, em reconhecimento às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. As propostas apresentadas pela empresa, contudo, subtraem direitos e conquistas de ACTs anteriores em afronta ao esforço e à dedicação dos empregados da Light para assegurar serviços de qualidade à população em cenário tão adverso.

Abaixo, um resumo das propostas apresentadas pela empresa:

• Reajuste salarial linear no valor de R$ 400,00, somente àqueles que ganham até R$ 5.000,00, em contraposição à solicitação de recomposição do poder de compra de todos os salários, corroído pela inflação acumulada entre 2019 e 2020, medida pelo IPCA.
  • Abono de R$ 1.200,00, em duas parcelas. Nossa pauta reivindica R$ 2.000,00, em parcela única.
  • Auxílio-creche de R$ 890,00, o que corresponde a um acréscimo de apenas R$ 20,00 com relação ao valor atual. Nossa pauta reivindica R$ 950,70.
  • Não há proposta de reajuste para a cesta natalina. Além disso, a empresa propõe distribuir a cesta in natura.
  • O tíquete refeição/alimentação proposto é de R$ 35,00 (um real de acréscimo com relação ao valor atual), a ser pago somente a partir de janeiro de 2021. Nossa pauta reivindica R$ 37,00 a partir da data-base.

Novas informações serão repassadas oportunamente. É fundamental que a categoria permaneça mobilizada!

Mantenha seu cadastro atualizado e fique atento a novas informações.

Senge RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.