Live das Quintas Agroecológicas abordará, em 05/10, o uso da água na agricultura

Com uma demanda crescente por alimentos, a exigência de sustentabilidade nos sistemas de exploração agrícola e um cenário que caminha para a escassez de água, o desafio está posto para uma geração que luta contra a pobreza em países em desenvolvimento. E a agroecologia pode ajudar.

O uso da água para a agricultura corresponde a 69% do consumo mundial. Para evitar o aumento deste consumo em um contexto que já aponta escassez, a agricultura precisará se adaptar e otimizar recursos. 

A diversidade de cultivos e um alto grau de recirculação de nutrientes orgânicos, fortes características da agroecologia, são apontados como saídas possíveis para produzir alimentos, respeitar a natureza e reduzir o uso da água. 

Para debater o tema, a oitava live da série “Quintas Agroecológicas” receberá Alexandre Pessoa, engenheiro sanitarista da FioCruz e Gabriela Toledo, engenheira sanitarista e ambiental do Observatório do Saneamento Básico da Bahia, Instituto de Permacultura da Bahia e fundadora da Gaia Engenharia Regenerativa.   

Na mediação, Jorge Antônio Cacá, diretor do Senge RJ, membro da comissão de Comunicação do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e coordenador do FEEA RJ e Roberto Mattar, eng. Agrônomo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Coordenador do Fórum Estadual de Engenheiros Agrônomos (FEEA-RJ) receberão o valioso reforço de Andrea Matos, diretora da CUT RJ.

A transmissão será realizada pelo canal do Senge RJ no Youtube (youtube.com/@SengeRJ1), ao vivo, a partir das 20h. 

O Congresso Brasileiro de Agroecologia
As lives são parte das atividades preparatórias para um grande reencontro: depois de três anos de hiato em função do distanciamento social imposto pela pandemia, o Congresso Brasileiro de Agroecologia volta, no próximo mês de novembro, a promover a troca de experiências e saberes entre agricultoras/es familiares, pesquisadoras/es, comunidades tradicionais e movimentos sociais de diferentes países e estados brasileiros. Entre os eixos temáticos do congresso estão o manejo de agrossistemas, políticas públicas e Agroecologia, sistemas agroalimentares e economia solidária, crise ecológica e mudanças climáticas, agriculturas urbanas, educação, saúde, campesinato e soberania alimentar, entre outros.

Para mais informações sobre inscrições e programação, visite o site http://cba.aba-agroecologia.org.br  

 

 

 

Pular para o conteúdo