Marcada assembleia do setor elétrico

Reunião será realizada nesta quarta-feira (04), às 18h, no Clube de Engenharia

Os trabalhadores do setor elétrico se reúnem nesta quarta-feira (04), às 18h, para discutir a questão do Pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR). A reunião, que será realizada no Clube de Engenharia, terá como objetivo analisar a nova proposta da Eletrobras, apresentada após uma rodada de negociação com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), em Brasília. Leia a proposta completa aqui.

Na última rodada de negociação, os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa. A decisão foi tomada em duas assembleias ocorridas no início desta tarde (28/05).

Na assembleia realizada na Eletronuclear, 100% (83) dos presentes consideraram insuficiente a proposta. Já no Sintergia, que reuniu trabalhadores de Furnas, Eletrobras e Cepel, a votação foi apertada. 115 trabalhadores rejeitaram a proposta contra 102. Em ambas, foi deliberada a suspensão da greve. Os trabalhadores vão aguardar a reunião com a empresa, marcada para amanhã (29), para que ela avalie a contraproposta elaborada na última terça-feira.

A CONTRAPOPOSTA

A contraproposta inclui os trabalhadores que aderiram ao PID e prevê a unificação do pagamento da PLR para todas as empresas do grupo. Há também a reivindicação pelos duodecimais – 1/12 do 13º salário e 1/12 das férias -, que significa 16% de uma remuneração.  Exclusão de partes do texto que se referem a avaliações individuais de desempenho. E retirada das que se referem aos “objetivos empresariais”.

O diretor do Senge-RJ afirma que a paralisação teve adesão de 90% a 95% dos empregados de todas as empresas do grupo Eletrobras. E ressalta que foram mantidos apenas os quadros considerados como essenciais para a operação.