Na primeira rodada de negociação, sindicatos rejeitam proposta da CPRM

Apesar de a pauta do ACT ter pouca diferença em relação ao acordo atual, a resposta da empresa foi considerada incompatível com as necessidades dos trabalhadores.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

Vigência: 2020/2021
Data da ocorrência: 13/07/2020
Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

A Intersindical CPRM realizou, nesta segunda-feira (13), a primeira reunião de negociação com a empresa para celebração do ACT 2020-2021. Na pauta unificada de reivindicações dos trabalhadores, há solicitação de recomposição do poder de compra dos salários e dos benefícios econômicos, por meio de reajuste em percentual idêntico ao IPCA acumulado no período, sem que haja pedido de ganho real.

Algumas cláusulas novas, tais como incentivo à educação continuada e proteção à demissão sem justa causa, foram incluídas na pauta por deliberação dos trabalhadores, embora na essência a pauta seja praticamente a reprodução do ACT atual.

Apesar dos esforços empreendidos pelos trabalhadores e pelos sindicatos para apresentar uma proposta condizente com a conjuntura, a resposta da empresa foi absolutamente incompatível com as dificuldades enfrentadas por todos e todas, como decorrência da crise provocada pela disseminação do novo coronavírus. Como contraproposta, a CPRM ofereceu:

reajuste zero dos salários e benefícios;
alteração da cláusula relativa à assistência médica para retirada da extensão do benefício a mães sob dependência econômica dos titulares, em pleno curso da pandemia;
alteração da cláusula sobre seguro de vida, sob alegação de que é preciso garantir o seu caráter facultativo, também em pleno momento de pandemia;
retirada da cláusula relativa a promoções e progressões definitivamente do ACT, tendo sido ainda comunicado que a pretensão é que as promoções/progressões não sejam aplicadas este ano.

Além disso, a empresa rejeitou praticamente todas as alterações de redação sugeridas pelos trabalhadores, bem como as cláusulas novas constantes da pauta, ainda que elas não tenham qualquer impacto econômico.

Diante de tal cenário, completamente distante do empenho dos trabalhadores para manutenção da qualidade do trabalho da CPRM em momento tão adverso, os sindicatos rejeitaram enfaticamente a proposta da empresa. A expectativa da Intersindical é que, diante dessa negativa, a empresa retome o processo negocial efetivamente disposta a dialogar e negociar.

Mantenha seu cadastro atualizado e fique atento a novas informações.

Senge RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.