Nesta quinta (1), às 18h, documentário resgata a produção independente da Lente Filmes

A exibição marca a retomada do Cinema de Resistência, projeto cultural do Senge-RJ. Entrada gratuita, na sede do sindicato
O Cinema de Resistência exibe nesta quinta-feira (1), às 18h, o longa-metragem “Lente Filmes Apresenta”, de Noilton Nunes, sobre a produtora que, nos anos 1970, reuniu alguns dos principais autores do cinema independente no Brasil. A entrada é gratuita e o Cinema de Resistência fica na sede do Senge-RJ, na avenida Rio Branco, 277/17º andar, em frente à estação Cinelândia do Metrô. Após a sessão, haverá debate com o diretor.
É da produtora Lente Filmes o clássico “Ladrões de Cinema” (1977), de Fernando Coni Campos, em que um grupo de favelados assalta equipe de cinema estrangeira para produzir com seu equipamento uma versão popular da história de Tiradentes. O documentário registra, ainda, depoimentos sobre outras produções, como Fordlândia, do próprio Noilton, o premiado curta Leucemia, baseado na história real de Maria Sena e seu filho José Júlio; Fênix, de Sérgio Sanz e Silvio Da-Rin; A$suntina das Amerikas, de Luiz Rosemberg Filho, o documentário sobre Noel Nutels, de Marco Altberg; Rocinha 77, de Sérgio Peo; Na Boca do Mundo, de Antonio Pitanga.
“A Lente Filmes era uma ilha de democracia e festa permanente”, recorda-se Rosemberg. Para o crítico, Carlos Alberto de Mattos, “rememorar realizadores e filmes, alguns deles relativamente esquecidos, é a maior virtude do doc. Esta é uma parcela do cinema brasileiro de guerrilha que não pode se perder nos desvãos da História”.
Sobre o Cinema de Resistência
O Cinema de Resistência é um projeto cultural do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ). Exibe documentários sobre a resistência popular em seus muitos aspectos, seguidos de debate, a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, às 18h, na sede do Senge-RJ, na avenida Rio Branco, 277, 17º andar.