Nota de pesar pelo falecimento de Carlão

Carlos Roberto Aguiar de Brito foi um dos fundadores da Fisenge, entidade que presidiu por três mandatos. Deixa legado de luta em defesa de um país mais justo, pelos direitos de todos os trabalhadores. Carlão, presente! Hoje e sempre!

Dia triste na engenharia e no movimento sindical, faleceu nesta quarta-feira (12) Carlão, Carlos Roberto Aguiar de Brito, militante de toda a vida por um país mais justo, pela democracia, pelos direitos de todos os trabalhadores, pelos engenheiros de Pernambuco e do Brasil.

“Carlão enfrentou um câncer por praticamente uma década, mas nesse período nunca deixou de militar e participar de todas as atividades relevantes do movimento sindical na engenharia”, lembra o amigo Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ). “E com alegria, afeto, fraternidade, sempre.”

Um dos fundadores da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlão presidiu a entidade por três mandatos seguidos, de 1993 a 1999. “Um companheiraço, amigo, irmão”, afirmou Clovis Nascimento, secretário-geral da Fisenge. “Sua atuação foi fundamental para a arregimentação de sindicatos e a consolidação da Fisenge.”

Carlos Roberto Aguiar de Brito foi engenheiro de carreira da Chesf, empresa da qual foi demitido por perseguição política, enquanto ocupava a Presidência do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge PE). Em nota de pesar, a Fisenge destacou sua presença marcante nas assembleias, sua lealdade e fidelidade aos princípios de solidariedade de classe, em uma trajetória extraordinária como dirigente sindical e companheiro de lutas.

Ao ser homenageado durante o 11º Consenge, em 2017, mandou um recado importante aos que estão chegando na luta. “A Fisenge é uma federação de uma categoria diferenciada, mas é uma federação que está do lado dos trabalhadores. É uma trincheira de luta da esquerda brasileira. Tomem conta da Fisenge”.

A diretoria do Senge RJ se soma aos amigos e familiares neste momento de dor, comprometida com a defesa do legado inestimável do companheiro, presente hoje e sempre!

SENGE RJ