Aula aberta no dia 19, às 19h, aborda transporte rodoviário de produtos perigosos

A cargo dos engenheiros Ricardo Lisboa e José de Franco, a apresentação será feita online, pelo canal do Senge RJ no Youtube, e é uma síntese do curso sobre o tema disponível na grade da capacitação profissional do Senge RJ.

ransporte rodoviário de produtos perigosos (pps) é o tema da próxima aula aberta, no dia 19 de abril, às 19h, promovida pela área de Capacitação Profissional do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ). A cargo dos engenheiros Ricardo Lisboa e José de Franco, a aula tem o objetivo é introduzir os conceitos básicos do tema, que será abordado em um curso oferecido pelo Senge RJ (clique para saber mais). A aula será transmitida pelo canal do Senge RJ no YouTube.

Serão apresentadas a conceituação de produtos perigosos, a legislação para o transporte desses produtos em rodovias, normas técnicas ABNT e CNEN nesse tipo de transporte, que está sujeito à pena de multas por não cumprimento de exigências legais. O conteúdo também cobre os principais cuidados no caso de necessidade de atendimento, em acidentes, em rodovias federais, estaduais e/ou municipais, privatizadas e não privatizadas. Os engenheiros vão abordar, ainda, o uso de sistemas de tecnologia moderna (ITS) para proteção de usuários e população lindeira nas rodovias, isolamento da área afetada, e equipamentos de proteção individual.

O escopo do curso completo visa promover orientação para maior segurança das equipes de primeiro atendimento, na aproximação e no combate preliminar, em casos de acidentes no transporte de produtos perigosos, incluindo materiais radioativos transportados em rodovias federais, estaduais e municipais. Os tópicos se estendem aos principais documentos nacionais relacionados ao assunto e aos riscos nas ações recomendadas aos engenheiros e profissionais nas aproximações em sinistros.

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE