Pressão dos trabalhadores abre nova linha de diálogo e transparência com a diretoria da EPE

Um ato forte, cheio de cartazes e discursos, fez avançar as negociações entre trabalhadores e direção da EPE, no sentido de um diálogo mais transparente. Em resposta ao protesto articulado pelos funcionários após contraproposta da empresa, ainda na primeira rodada de negociações coletivas, que não contemplava as necessidades e demandas dos trabalhadores, a diretoria executiva enviou ofício aos sindicatos, propondo reunião para ajustes na comunicação.

Com a participação do presidente Thiago Ferreira Prado, da diretora de Gestão Corporativa, Angela Livino de Carvalho, da assessoria de imprensa da empresa e outros representantes da bancada patronal, a reunião teve como objetivo atualizar os trabalhadores sobre as tratativas da EPE com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), parte importante da negociação.

Para que os trabalhadores possam acompanhar todo o processo, foi proposta a criação de um site público que será alimentado com atualizações referentes à negociação. O objetivo é dar mais transparência ao processo, informando os sindicatos sobre cada novo avanço, bem como os resultados das reuniões com a SEST. Os sindicatos irão avaliar a proposta e, se aceita, participarão da validação do novo meio de comunicação para assegurar que seja de fato um instrumento de transparência e informação para os trabalhadores.

Frutos da mobilização
Ainda durante a reunião, os sindicatos e comissão de empregados provocaram uma discussão sobre o Acordo Coletivo de Trabalho e receberam algumas informações que, até então, não tinham acesso. Segundo os representantes da empresa, tão logo receberam ofício informando sobre a rejeição de sua contraproposta, foram feitos os encaminhamentos junto à SEST para a construção de novo documento para a segunda rodada de negociações. A proposta está com a SEST desde 13 de novembro e, uma vez aprovada, será encaminhada para os representantes dos trabalhadores.

Segundo o Senge RJ, Sintergia RJ e Sinaerj, a reunião dos sindicatos, comissão de empregados, diretoria executiva, comissão da EPE e assessoria de imprensa foi “uma conquista, fruto da mobilização dos trabalhadores. Demonstra o empenho em conseguir condições laborais melhores e uma valorização profissional condizente com a importância do trabalho desempenhado coletivamente”, destacam em boletim unificado. Os sindicatos destacam, ainda, a oportunidade que tiveram de levar diretamente à diretoria da empresa suas principais demandas e insatisfações nas mais diversas áreas, como salários, benefícios, PCS, plano de funções, avaliações de desempenho, regime de teletrabalho e o noivo patamar para concursados de nível médio.

“Se todas as falas empenhadas pelo presidente e pela diretora de Gestão Corporativa na reunião tiverem consequências concretas, espera-se avanço da proposta patronal e maior celeridade no processo a partir da segunda rodada de negociações. Mas, palavras, o vento leva. Sigamos, portanto, organizados e mobilizados, em estado de greve, prontos para exigir mais do que palavras, caso as próximas rodadas de negociações não atendam as nossas expectativas”, finaliza o boletim.

Clique aqui para ler o boletim unificado.

Texto: Rodrigo Mariano
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil