Protótipo de trem de levitação precisa de financiamento para ser industrializado

O MagLev-Cobra da Coppe/UFRJ corre o risco de acabar por falta de recursos. O projeto será a pauta da conversa nesta quarta (7), às 17h30, nos canais do Senge RJ no Facebook e no YouTube

Às vésperas de completar seis anos de sua inauguração, o protótipo MagLev-Cobra será desativado devido à falta de recursos, agravada pela pandemia. O trem de levitação magnética desenvolvido pela Coppe/UFRJ transportou mais de 20 mil passageiros ao longo da linha experimental que liga os Centros de Tecnologia da Cidade Universitária. Está agora em busca de investimentos que permitam ao projeto passar do protótipo experimental ao industrial.

Para explicar a importância do MagLev-Cobra, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) conversa nesta quarta-feira (7), às 17h30, com o professor Richard Stephan, coordenador do projeto, e com Pedro Monforte, estudante de Engenharia, integrante do núcleo Senge RJ Estudante, membro do Coletivo Força Motriz da UFRJ e militante da Coordenação Política Estadual das Brigadas Populares RJ. O encontro será transmitido ao vivo pelos canais do Senge RJ no Facebook e no YouTube.

No ano passado, uma proposta de R$ 10 milhões foi submetida à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atendendo ao edital de veículos elétricos, com base na cláusula de P&D (pesquisa e desenvolvimento), prevendo a produção de um novo veículo pela empresa Aeromóvel, e um novo motor linear, pela Equacional. O novo projeto tornaria o MagLev-Cobra, em 24 meses, um Automated People Mover (APM), veículo autônomo capaz de trafegar na linha de 200 metros da UFRJ, sem precisar de piloto. Aprovado pela Aneel em setembro de 2019, o  projeto não foi adiante porque a concessionária de energia EDF, parceira na proposta, recebeu orientação diretamente da matriz francesa para não assiná-lo.

Primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade, o MagLev-Cobra é uma alternativa de transporte para centros urbanos e apresenta uma série de vantagens se comparado a outros modais, como o VLT, em operação no Rio de Janeiro, ou o mono-rail, em São Paulo.

MagLev-Cobra em risco: por que o trem de levitação da UFRJ não pode acabar

Convidados
▶ Richard Stephan, engenheiro eletricista, professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe-UFRJ e coordenador do projeto MagLev-Cobra.
▶ Pedro Monforte, estudante de Engenharia e membro do Coletivo Força Motriz da UFRJ, militante da Coordenação Política Estadual das Brigadas Populares RJ e integrante do núcleo SENGE RJ Estudante.

Anfitrião
▶ Felipe Araújo, diretor de Administração e Finanças do Senge RJ, vai conduzir a conversa, ao vivo e conta com a sua presença.

👉 LINK DA TRANSMISSÃO NO FACEBOOK: https://bit.ly/2EXKcwk

👉 LINK DA TRANSMISSÃO NO YOUTUBE: https://bit.ly/36qVvs8