Senge e NPC promovem curso sobre os Estados Unidos

As aulas analisarão a hegemonia e o imperialismo do país

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) convidam para o curso Estados Unidos: trajetória de desenvolvimento do país, hegemonia e imperialismo. As aulas serão realizadas no auditório do Senge-RJ. Engenheiros e estudantes de engenharia associados ao Senge-RJ não pagam.

O curso será ministrado pelo professor Reginaldo Moraes, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu). As aulas estão divididas em quatro dias: 10, 11, 24 e 25 de maio. Nas sextas-feiras, dias 10 e 24, o curso vai das 18h às 22h; nos sábados, 11 e 25, vai das 9h às 13h.

Interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected].O investimento é de R$ 30,00, o que dá direito ao material completo e a certificado.

O Senge-RJ fica na Avenida Rio Branco, 277, 17º andar, no Centro do Rio.

Programa do curso

As aulas baseiam-se na exposição da história do país, desde o século XIX até os dias atuais, com apoio dos slides apresentados pelo professor. Haverá ainda um material didático que será distribuído a todos os participantes, contendo textos e roteiros e uma pequena coleção de leituras adicionais. Os tópicos abordados serão os seguintes:

1. Século XIX – os Estados Unidos como país em desenvolvimento.
2. A virada do século e a segunda revolução burguesa nos EUA: o capitalismo corporativo e as finanças.
3. Da depressão às políticas estatais anti-crise e destas à economia de guerra.
4. A idade de ouro do pós-guerra, a transnacionalização e hegemonia internacional
5. O pesadelo dos anos 1970: decadência americana?
6. A retomada neoliberal do fim do século XX. As raízes da crise atual e algumas interpretações das tendências futuras.

Interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected]. O investimento é de R$ 30,00, o que dá direito ao material completo e a certificado.

Serviço

Curso: Estados Unidos: trajetória de desenvolvimento do país, hegemonia e imperialismo

Datas: 10 e 24/5 (sextas-feiras), das 18h às 22h; 11 e 25/5 (sábados), das 9h às 13h

Local: Sindicato dos Engenheiros do Rio (Av. Rio Branco, 277, 17º andar, Centro)