Senge-RJ participa do Dia do Trabalhador

Evento organizado pela CUT-RJ foi realizado na Cinelândia na última terça-feira (30)
O presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos

Foi realizada na tarde desta terça-feira (30), a Festa do Dia do Trabalhador, organizada pela Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ). O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), que é filiado à Central, esteve presente no evento.

O presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos, destacou a importância da CUT-RJ realizar um ato com cunho político.

“Parabenizo a CUT-RJ por ter feito uma comemoração do Dia do Trabalhador politizada, para conscientizar o trabalhador. Esse dia foi criado depois de 12 pessoas foram assassinadas em Chicago, durante uma manifestação pela jornada de oito horas. Não é um dia para despolitizar, mas para resgatar a história de luta dos trabalhadores”, defendeu Olímpio.

“A CUT está sempre forte na preservação da história dos trabalhadores”, destacou também o diretor do Senge-RJ Alcebíades Fonseca. “Não se pode esquecer as lutas da classe.”

Vitória

O presidente da CUT-RJ, Darby de Lemos Igayara, comemorou a suspensão da votação do projeto de lei que cria o Rio Saúde, uma empresa que seria responsável por gerir a saúde do Rio.

“A CUT defende um SUS de qualidade”, afirmou Darby. “Nós acreditamos que o problema não se resolve com a privatização, mas com investimento do Estado em infraestrutura e profissionais de enfermagem.”

O presidente disse ainda que as bandeiras da CUT-RJ não são apenas para melhorar as condições do trabalhador. O objetivo é melhorar toda a sociedade.

“Defendemos a reforma agrária, 10% do PIB para a educação e para saúde, geração de emprego e renda de qualidade, moradia e saneamento”, disse Darby.

O vereador do PT Reimont afirmou também que é preciso dignidade para que os trabalhadores possam mudar a sociedade.

“O Brasil não pode ser um país de poucos, nem de meia dúzia, nem da maioria. Tem que ser de todos”, defendeu ele.